Apresentada na Europa há nove meses (leia aqui), a terceira geração do X6 acaba de ser oficializada no Brasil. Totalmente revisto, o SUV Coupé chega, por enquanto, apenas na versão xDrive40i M Sport, importado dos Estados Unidos. Seu preço sugerido é de R$ 514.940.
Construído sobre a plataforma CLAR, a arquitetura modular de Série 7, X7 e X5, o renovado X6 mede 4,935 metros de comprimento (+2,6 centímetros), 2,004 m de largura (+1,5 cm), 2,975 m de entre-eixos (+4,2 cm) e 1,696 m de altura (-0,6 cm). O porta-malas manteve a capacidade para 580 litros, expansíveis a 1.530 l com os bancos traseiros rebatidos. No visual, ganhou a enorme grade dos últimos BMW, bem como as lanternas estreitas já vistas, por exemplo, em X4 e Z4, e o para-choque quase embutido na carroceria.
Por dentro, o SUV traz a filosofia tradicional da BMW, embora com a nova leitura de difusores cromados e das duas telas de 12,3 polegadas, para quadro de instrumentos e multimídia, integradas quase sobre a mesma superfície. O modelo garante o sistema inteligente IPA com reconhecimento de voz e comandos por gestos, o assistente de baliza, o aparelho de visão externa em 360 graus por câmeras e a chave com tela e comando sensível ao toque que permite refazer os últimos 50 metros estando fora do veículo. Há também controlador de velocidade adaptativo com frenagem automática, alertas de pontos cegos e de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, aviso de mudança de faixa, entre outros.
A propulsão é feita pelo motor 3.0 de seis cilindros, capaz de entregar 340 cv (+34 cv que o antecessor) e 45,6 kgfm (+5,1 kgfm). A energia é enviada às quatro rodas pelo sistema xDrive, em conjunto com o câmbio automático de oito marchas. O powertrain leva o X6 de zero a 100 km/h em 5,5 segundos, com máxima de 250 km/h.