A Renault oficializou a chegada da segunda geração do Duster no Brasil, logo depois de divulgar os primeiros detalhes (leia aqui). Com uma reforma significativa – embora mantenha a plataforma -, o modelo ganha estilo mais moderno, acabamento mais esmerado e equipamentos inéditos em sua história. Por outro lado, o Renault oferece somente os airbags frontais obrigatórios, mesmo com os mais baratos Kwid e Sandero tendo bolsas infláveis laterais. O SUV parte de R$ 71.790, mas logo terá uma versão para pessoas com deficiência (PCD), chamada Life, provavelmente tabelada em R$ 69.990.
Como se sabia, o Duster brasileiro tem como base o similar vendido pela Renault na Rússia. Derivado do modelo romeno criado pela Dacia, ele adota grade, capô e para-choques específicos, além de um “quebra-mato” exclusivo do SUV nacional. Por dentro, o habitáculo é mais refinado, com painel próprio e portas revestidas parcialmente em tecido. A coluna A foi colocada 10 centímetros à frente, ampliando a sensação de espaço. Suas medidas são: 4,376 metros de comprimento, 1,693 m de altura (com barras), 1,832 m de largura (sem retrovisores), 2,673 m de entre-eixos, 475 litros no porta-malas e 23,7 centímetros de altura livre do solo.
Também conforme o esperado, a segunda linhagem do utilitário paranaense está disponível, por ora, somente com motor 1.6 16v SCe. Ele entrega 118/120 cv (gasolina/etanol) a 5.500 rpm e 16,2 kgfm (independentemente do combustível) a 4.000 rpm, podendo ser aliado ao câmbio manual de cinco marchas ou à transmissão Xtronic, do tipo continuamente variável (CVT). A tração é dianteira, não estando garantida a continuidade do sistema 4×4 da primeira geração. O 2.0 de 143/148 cv sai de cena em definitivo.
A oferta de equipamentos varia de acordo com a versão. Porém, há itens destacados por sua presença inédita no Duster. São os casos do ar condicionado automático digital, da chave-cartão com sensor de presença e partida por botão e do sistema de visão externa em 360 graus por quatro câmeras, por exemplo. A central multimídia passa a ser a Easy Link, com tela de oito polegadas, cinco perfis de usuário e integração Apple CarPlay e Android Auto. Chama atenção, porém, a citada falta de airbags laterais.
QUATRO VERSÕES
Interessados na segunda geração do Duster terão quatro níveis de acabamento disponíveis. Tabelado em R$ 71.790, o de entrada Zen é o único com câmbio manual. Ele garante controles de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampa, rádio com quatro alto-falantes, chave tipo canivete e barras teto. Há também rodas de aço de 16 polegadas, banco do motorista com regulagem de altura e volante com ajustes de altura e profundidade. Em opção, há o kit Tech, composto por aros de liga leve de 16″, faróis de neblina e central multimídia. Os retrovisores têm ajuste manual e vêm sem pintura, bem como as barras de teto.
Acima, aparece a Zen X-Tronic, por R$ 77.790. Além dos itens da Zen e do câmbio CVT, ela agrega ponteira de escape cromada, mantendo os opcionais da irmã. Por R$ 83.490, a Intense acrescenta central multimídia, faróis de neblina, retrovisores elétricos, vidros com função um-toque, volante em couro, sensores de obstáculos traseiros, câmera de ré, ar condicionado automático e controlador e limitador de velocidade. Há pintura na cor da carroceria para maçanetas, acabamento cromado para espelhos, grade e barras de teto e iluminação em porta-luvas e porta-malas. Ela ganha ainda aplique prateado nos para-choques, rodas de liga leve e espelhos nos para-sóis. Os revestimento em couro dos bancos é opcional, assim como o kit Outsider, formado por “quebra-mato” frontal plástico com faróis de longo alcance, alargadores de para-lamas, frisos laterais maiores e pintura preta em retrovisores e barras de teto.
A opção mais cara é a Iconic, tabelada em R$ 87.490. Além dos itens da Intense, ela é equipada com sistema de visão externa em 360 graus por câmeras, sensor de luminosidade, alerta de pontos cegos, chave-cartão presencial com partida por botão, apoio de braço para o motorista e rodas de 17 polegadas diamantadas. Os bancos em couro e o kit Outsider também são seus opcionais.
A depender da versão, é possível também optar por algum pacote instalado diretamente nos concessionários. O kit Conforto inclui apoio de braço, tapetes em carpete e retrovisor direito com função tilt-down, enquanto o Família engloba central multimídia, câmera de ré e frisos na cor da carroceria. O Viagem é composto por barras de teto, suporte para bicicletas e porta-malas com tapete e bolsa organizadora. Já o Aventura conta com os mesmos equipamentos do kit Outsider de fábrica.
A garantia total é de três anos ou 100 mil quilômetros.
RENAULT DUSTER
Life 1.6 CVT (PCD) – R$ 64.990
Zen 1.6 MT – R$ 71.790
Zen 1.6 CVT – R$ 77.790
Intense 1.6 CVT – R$ 83.490
Iconic 1.6 CVT – R$ 87.490