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Como especulado, o Salão do Automóvel de São Paulo não vai acontecer em 2020. A Reed Exhibitions Alcântara Machado e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) decidiram postergar o evento para 2021, ainda sem confirmar a data para que a mostra ocorra. O que é certo é que a Chevrolet não vai participar da exposição ainda assim, como a própria montadora confirmou.
Presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes afirma que a decisão de cancelar a realização do Salão em 2020 foi tomada em consenso entre todas as associadas. O principal entrave apontado pelas afiliadas, segundo ele, é o alto custo do evento, especialmente em meio à grande mudança que o setor vem experimentando em todo o mundo. “O setor gasta de R$ 250 milhões a R$ 300 milhões em um salão. É legítimo discutir se faz sentido gastar valores tão elevados em um momento que precisamos fazer grandes investimentos em novas tecnologias, redução de emissões e eficiência energética”, pontua. Ele ressalta que a ociosidade das fábricas e as metas de crescimento não alcançadas também jogam contra, por falta de apoio das matrizes para esse tipo de evento.
Mal confirmado o adiamento, a General Motors, que controla a líder do mercado Chevrolet, logo tratou de anunciar sua ausência no evento. Em uma nota curta, a empresa afirma estar inclinada a apostar no marketing digital e em uma jornada do consumidor mais customizável, com formatos inovadores de comunicação. “A Chevrolet reitera sua decisão de não participar de eventos com formatos analógicos como o Salão do Automóvel de São Paulo e informa que a participação no mesmo evento em 2021 também está descartada”, finaliza o texto.