A General Motors e a Honda anunciaram um acordo que viabilizará o desenvolvimento e a produção de dois veículos. A gigante norte-americana será responsável pela parte técnicas, enquanto os japoneses cuidarão do visual e do interior. O contrato prevê que ambos os modelos sejam comercializados apenas pela montadora asiática, sendo destinados à América do Norte.
Em comunicado, a dupla informa que a base do projeto será a nova plataforma modular da GM para elétricos, movida pelo sistema Ultium, também dos americanos. Como serão vendidos pela Honda, a própria empresa nipônica ficará a cargo da criação visual. Todavia, a produção também ficará a cargo da General Motors na América do Norte, com promessa de entregar os primeiros exemplares em 2024. Os modelos contarão também com o serviço de concierge OnStar, que serão integrados às centrais multimídias da japonesa. Em contrapartida, auxílios de condução da Honda serão aplicados em veículos do conglomerado estadunidense.
O novo acordo aprofunda as relações entre as partes, que já cooperam para desenvolver veículos autônomos e módulos de baterias. De quebra, reduz custos de produção, amortizando investimentos dos dois lados.