Painel do renovado Honda Fit com mais botões
Parece que finalmente uma das montadoras que vinha apostando no uso de superfícies sensíveis ao toque para “quase tudo” decidiu ouvir os consumidores. Em entrevista à revista inglesa Autocar, o responsável pelo projeto da quarta geração do Honda Fit, Takeki Tanaka, afirmou que a marca voltará a usar botões físicos para a operação de sistemas de seus veículos. A decisão foi tomada após reclamações dos consumidores com relação às telas utilizadas para configurar, por exemplo, os sistemas de climatização.
De acordo com Tanaka, a Honda recebeu muitas reclamações de clientes contra o uso extensivo das superfícies sensíveis ao toque. A principal crítica está relacionada à distração causada pela funcionalidade, que obriga o condutor a desviar os olhos do trânsito para “encontrar” a operação desejada. Nesses casos, botões físicos são mais intuitivos, sendo mais fáceis de identificar pelos dedos. Por isso, já na quarta geração do Fit houve uma mudança na tendência que a marca vinha adotando.
Painel do Honda HR-V com ar condicionado “touchscreen”
Até então, a Honda vinha utilizando telas sensíveis ao toque para a operação de ar condicionado, ajuste de altura do volume do sistema de som e até mesmo para gerenciar o aquecimento dos bancos. Tais funções voltam a ser possibilitadas por botões físicos, diminuindo o risco de distração. Tanaka destaca ainda que a marca simplificou o sistema operacional de suas centrais multimídias, também a fim de reduzir o tempo perdido em busca de alguma funcionalidade.
Painel do Honda Odyssey japonês
[ Fonte: Autocar ]