Teaser adianta Amarok baseada na próxima Ranger
O matrimônio entre Ford e Volkswagen (leia aqui) para desenvolver e produzir picapes médias na Argentina, extraoficialmente chamado Projeto Cyclone, já acabou. Segundo a imprensa do país vizinho, a companhia alemã decidiu não levar adiante o projeto na terra do tango (leia aqui), baseando-se na retração das vendas locais, acentuada pela pandemia do novo coronavírus. A informação partiu de um alto executivo regional da gigante do oval azul, em videoconferência com outros colaboradores da companhia, que indicou que a cooperação deve ser mantida em outras partes do mundo. Antes com ares de especulação, a possibilidade foi dada como certa por jornais como El Cronista e Ámbito Financero, além do site Autoblog Argentina.
De acordo com a reportagem do Ámbito Financero, assinada pelo jornalista Horacio Alonso, a decisão da Volkswagen não caiu bem do outro lado do muro que separa as fábricas – literalmente – das duas companhias. A Ford vinha consultando constantemente seus fornecedores a fim de obter melhores preços, baseando-se em um alto volume fabril, o que não ocorrerá mais. O plano original era produzir entre 100 mil e 120 mil unidades anuais das próximas Ranger e Amarok, utilizando quase toda a capacidade da planta de Pacheco. Ela opera hoje com cerca de 50% apenas, acentuando a queda após o fim da montagem do Focus.
Flagra do que seria a próxima Ranger [Foto: Whichcar.com.au/wheels]
A ocupação da Ford, porém, poderia refletir em ociosidade para a Volkswagen – e isso, talvez, tenha sido primordial para a desistência. Hoje, a unidade da alemã produz apenas a Amarok, ao menos enquanto a fabricação de um SUV inédito, até agora conhecido como Tarek (leia aqui), não é iniciada. A alternativa será continuar montando a geração atual da picape média, promovendo reformas futuras. Em 2019, porém, a alemã também fez cerca de 50 mil exemplares de seu modelo na terra do tango, bem abaixo das 76,7 mil de 2018, quando a SpaceFox ainda era produzida.
RELAÇÃO ESTREMECIDA
Apesar de manter a parceria em nível global, tal decisão deve estremecer um pouco a relação entre as partes – como se viu entre Renault-Nissan e Daimler na própria Argentina (leia aqui). Na videoconferência, o alto executivo da Ford foi questionado por um participante sobre qual o motivo do cancelamento da produção da Amarok. “Pergunte à Volkswagen”, ouviu, em resposta, como revela o Ámbito Financero. Certamente, caberá à cúpula local buscar alternativas para viabilizar a nova Ranger, considerando-se os recursos já aplicados no projeto. Até porque havia também a possibilidade de se montarem inéditos SUVs dessas picapes para ocupar as linhas de montagem (leia aqui).
[ Fonte: El Cronista, Ámbito Financero, Autoblog Argentina ]