A Volkswagen revelou duas fotos e mais informações do Nivus, seu próximo crossover nacional. Com o já esperado estilo “SUV Coupé”, o modelo teve medidas divulgadas, revelando que será mais comprido que o irmão T-Cross, por exemplo. Ele ainda estreará tecnologias inovadoras no segmento, como o controle de velocidade adaptativo (ACC). A marca garante que suas vendas começam ainda no primeiro semestre.
Pelas imagens, é possível notar a personalidade diferenciada do Nivus, já prevista anteriormente (leia aqui). A dianteira conta com faróis um tanto inclinados e tomadas de ar específicas, exibindo ainda o novo logotipo da VW na grade. As laterais exibem apliques nas caixas de roda, aros com desenho exclusivo e o teto curvo, grande diferencial do crossover. Atrás, destaque para as lanternas altas em LED. Não há imagens do interior, mas já se sabe que ele repetirá os contornos do Polo.
Do hatch, aliás, veio a base do Nivus. Construído sobre a plataforma modular MQB-A0, ele repete o entre-eixos de 2,56 metros do hatch, enquanto Virtus e T-Cross têm 2,65 m. Porém, por sua concepção, o crossover é mais longo: são 4,266 metros de comprimento, em parte pelo balanço de 85,6 centímetros, enquanto o SUV possui respectivos 4,199 m e 73,2 cm. O porta-malas do lançamento comporta 415 litros, sendo maior que o do T-Cross, que varia de 373 a 420 l ao alterar a inclinação do encosto do banco traseiro. No Polo, o bagageiro leva 300 l.
Entre os equipamentos, sabia-se que o Nivus estrearia a nova central multimídia da Volkswagen, chamada VW Play. Criada no Brasil, ela tem alta definição e novas funcionalidades, como servir de ponto de internet. O SUV também será o primeiro do segmento a dispor de controle de velocidade adaptativo (ACC), que mantém a distância predefinida pelo condutor para o carro da frente, aliado à frenagem automática de emergência (AEB). O crossover contará ainda com alerta de colisão iminente (Front Assist). A marca não fala, mas o vídeo de divulgação do VW Play (leia aqui) mostra a possível oferta do assistente de baliza.
Para movê-lo, haverá apenas um conjunto motriz. O propulsor é o 1.0 TSI Flex de 116/128 cv e 20,4 kgfm, aliado à transmissão automática de seis marchas. Diferentemente do T-Cross, ele não terá câmbio manual – ao menos em um primeiro momento, mas a hipótese não está descartada, caso o irmão SUV deixe de contar com essa variação para “elevar o patamar”.
O desenvolvimento do Nivus tem sido conduzido principalmente pela engenharia brasileira, que informa que o modelo ainda está em fase final de testes. Ele será produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), tendo previsão de chegar às lojas ainda no primeiro semestre. Pouco depois, começará a ser exportado para outros países sul-americanos. Como revelado anteriormente, o crossover também será montado e vendido na Europa.
T-Cross deve emprestar interior, à exceção de volante e multimídia