Toyota apresenta Yaris Cross na Europa; SUV pode vir ao Brasil


Depois de fazer mistério quanto ao seu novo SUV compacto – uma cartilha seguida por praticamente toda grande montadora, aliás -, a Toyota enfim apresenta o modelo que a representará no segmento mais pujante do mercado global. Trata-se do Yaris Cross, construído sobre a plataforma do hatch Yaris vendido na Europa (leia aqui). O crossover será produzido na França a partir de 2021, sendo destinado principalmente ao Velho Continente. A marca não confirma se é ele o SUV escolhido para produção em Sorocaba (SP) (leia aqui).

Apesar do nome pouco criativo, o Yaris Cross não é um aventureiro do Yaris, ainda que use a mesma plataforma e mantenha o entre-eixos de 2,56 metros. Seu desenho é exclusivo, a começar pela dianteira alta, com capô mais horizontal e faróis menos sinuosos. As laterais também são mais corpulentas, ressaltadas pelos apliques plásticos nas caixas de roda e o teto elevado. Atrás, as lanternas escurecidas e unidas, como no VW T-Cross, ajudam a criar a sensação de se ter um carro mais largo.

Nessa medida, aliás, ele tem dois centímetros a mais que o Yaris, com 1,76 m de lado a lado. Porém, possui 4,18 metros de comprimento (+24 cm) e 1,56 m de altura (+9 cm), enquanto o volume do porta-malas não foi indicado. Todavia, espera-se algo próximo dos 350 litros, haja vista que a Toyota tampouco divulgou a capacidade do hatch.

Além da plataforma TNGA-B, o irmão também empresta ao Yaris Cross o sistema de propulsão híbrido, sua única opção de motorização. Ele une o motor 1.5 a gasolina a um propulsor elétrico, entregando totais 116 cv. Não há caixa de câmbio, mas sim uma engrenagem planetária que gerencia a disponibilização da força às rodas. Como no Yaris, a recarga não pode ser feita por cabos/tomadas. A Toyota afirma ainda que o SUV terá sistema de tração integral, chamado AWD-i, com a adição de um segundo motor elétrico. Todavia, não há detalhes sobre sua operação.

ELE VEM AO BRASIL?

Ainda não está garantido que seja ele o escolhido pela Toyota para atuar no Brasil, em um segmento onde, por ora, apenas ela e a Fiat estão ausentes – entre as maiores montadoras. O maior C-HR (leia aqui) já foi descartado para cá e segue em oferta no exterior, enquanto o Raize (leia aqui), oficialmente, ficará limitado a mercados asiáticos por seu porte. A empresa confirmou que montará um SUV nos EUA (leia aqui), mas não deixa claro se ele será inédito ou se também será o Yaris Cross.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s