A Volkswagen apresentou sua nova central multimídia VW Play, desenvolvida no Brasil, que estreará no crossover Nivus (leia aqui). Como o ALL THE CARS apontou (leia aqui), o equipamento terá uma loja de aplicativos exclusiva, integrando apps ao sistema operacional da marca. A empresa alemã detalhou ainda outras funcionalidades do aparelho de “infotainmet”, que aos poucos será estendido aos demais produtos nacionais.
A começar pelo hardware, a Volkswagen destaca que a nova central conta com tela de 10,1 polegadas, feita em vidro temperado com tecnologias anti-riscos. Ela também possui película para reduzir as marcas de dedo após sua operação. Na nossa opinião, porém, fazem falta os botões físicos, mais intuitivos ao se optar pela troca de estação/música ou alterar o volume – embora tais funções continuem no volante. O armazenamento de contatos e aplicativos é garantido por um HD com 10 Gb de capacidade. Porém, o especulado ponto de Wi-Fi com 4G não veio: será necessário acoplar um smartphone com plano de dados para operar o equipamento.
O software, aliás, garante reprodutor de som, rádio, telefonia e navegador por GPS. A integração com Apple CarPlay pode ser feita sem fio, enquanto a com Android Auto exige o uso de cabos. Nas laterais do visor, há comandos de acesso rápido, como para acionar o auxílio de baliza e desativar o Start&Stop, quando o carro for equipado com essas tecnologias.
Porém, a maior aposta da marca recai sobre a possibilidade de customização em diferentes perfis, para diferentes motoristas, e loja de apps. Lá estarão disponíveis programas como Waze, iFood, Deezer (streaming de música), Estapar (estacionamentos), Porto Seguro (seguros), Ubook (audiobooks e podcasts) e o Meu VW, com informações sobre o veículo. Ele permite agendar revisões, solicitar guincho, encontrar postos de combustível e acessar o manual, por exemplo. Como acontece lá fora, a empresa acredita que o aparelho será usado, no futuro, também para fazer compras com mais frequência, daí a parceria com o iFood para entregas.
Com a já anunciada oferta do VW Play, o Nivus será responsável por mais uma estreia da marca no Brasil. As outras são o novo volante padrão, apresentado no T-Cross europeu, e o logotipo revisto da Volkswagen. Além, claro, de ser o primeiro “SUV Coupé” montado no País.