F1: Ferrari anuncia Sainz para 2021; McLaren confirma Ricciardo


Sainz (esq.) sucederá Vettel (dir.) na Ferrari

O desacerto entre Sebastian Vettel e Ferrari para 2021, anunciado há dois dias (leia aqui), impactou os bastidores da Fórmula 1 e deu início, claro, a uma série de especulações, duas delas agora confirmadas. A equipe italiana acabou de confirmar a escolha de Carlos Sainz para o lugar do alemão, abrindo uma vaga na McLaren. A escuderia britânica, porém, também já preencheu seu monoposto, revelando um acordo com Daniel Ricciardo, atualmente na Renault. Os franceses, agora, ficam sem um “primeiro piloto”, enquanto as opções para a permanência de Vettel ficam cada vez mais escassas.

O nome de Sainz foi o que mais ganhou força após o anúncio da saída de Vettel. Aos 25 anos, o espanhol vem de um excelente 2019 pela McLaren, tendo terminado o Mundial de Pilotos na sexta posição – portanto, à frente de uma das Red Bull -, levando o time de volta a um pódio após mais de cinco anos. E aquele foi seu primeiro campeonato com o time britânico, apenas. Por isso, depois de duas temporadas (incluindo a ainda não iniciada de 2020), o espanhol migrará para a Ferrari, em um contrato de dois anos. Além de formar a dupla mais jovem da escuderia nas últimas cinco décadas, com Leclerc, Sainz segue um caminho parecido com o de seu ídolo Fernando Alonso. O bicampeão começou na Minardi, que viria a se tornar a Toro Rosso, e posteriormente passou por Renault, McLaren e Ferrari – embora aí no meio tenha retornado à Renault.

Ricciardo deixará Renault após duas temporadas

A lacuna deixada por Sainz na McLaren foi imediatamente preenchida por Ricciardo, confirmando os rumores de uma negociação prévia entre as partes. O australiano chegou a ser anunciado inclusive antes do espanhol na Ferrari. Apesar de impactante, sua mudança de ares não é tão surpreendente: após uma primeira temporada um tanto decepcionante na Renault, terminando na nona posição, a oportunidade de guiar com motor Mercedes, acertado com a McLaren para 2021 (leia aqui), provavelmente pesou a favor da troca. Em despedida, Ricciardo disse ser grato à escuderia e prometeu dedicação. “Agradeço à Renault por meu tempo e pela maneira como fui aceito. Meu novo capítulo [na carreira] não se iniciou ainda, então vamos terminar esse [capítulo] com força”, escreveu em seu perfil no Twitter. A mudança, aparentemente, não foi bem digerida pelos franceses. “Em nosso esporte, particularmente nessa situação extraordinária de hoje, confiança, unidade e comprometimento recíprocos são cruciais”, disse Cyril Abiteboul, chefe da equipe.

RENAULT E VETTEL: PODE DAR CASAMENTO?

O desacerto com Ricciardo, que o fez migrar à McLaren, deixou a Renault sem seu primeiro piloto. Os franceses seguem afirmando, ao menos publicamente, que continuarão na Fórmula 1 com investimento pesado, mesmo produzido motores apenas para si – a partir de 2021 – e tendo retrocedido no Mundial de Construtores em 2019, passando de quarto (2018) para quinto. Por isso, faria certo sentido um acordo com Sebastian Vettel. Além dos títulos, o tetracampeão traz consigo um nome forte em termos de desenvolvimento de carro e de exploração da imagem. Para completar, a Renault não tem muitas opções de impacto para fazer par com Esteban Ocon, a não ser que decida resgatar Fernando Alonso ou Nico Hülkenberg.

Para Vettel, a Renault acaba por ser praticamente sua única chance de brigar por pódios em 2021. Pensar em vitórias, no cenário atual, é algo distante para o time francês. Já para o alemão, não restam opções mais competitivas. A não ser que a Red Bull abra mão do recém-chegado Alexander Albon ou a Mercedes decida trocar Valtteri Bottas, a equipe do losango é a que melhor lhe caberia. Logicamente, também é preciso observar como se comportará o mercado em outros times, como a futura Aston Martin, sucessora da Racing Point, e a Haas, que deve trocar sua dupla em breve.

Confira abaixo como fica o grid prévio para a temporada 2021 da Fórmula 1.

MERCEDES-AMG PETRONAS
#44 Lewis Hamilton (ING) *
#77 Valtteri Bottas (FIN) *

FERRARI
#16 Charles Leclerc (FRA) $
#55 Carlos Sainz (ESP) $

RED BULL-HONDA
#33 Max Verstappen (HOL) $
#23 Alexander Albon (TAI) **

MCLAREN-MERCEDES
#3 Daniel Ricciardo (AUS) $
#4 Lando Norris (ING) $

RENAULT
#31 Esteban Ocon (FRA) $
#??

ASTON MARTIN-MERCEDES
#19 Lance Stroll (CAN) $
#11 Sergio Perez (MEX) **

ALPHA TAURI-HONDA
#26 Daniil Kvyat (RUS) **
#10 Pierre Gasly (FRA) **

ALFA ROMEO SAUBER-FERRARI
#7 Kimi Raikkonen (FIN) **
#99 Antonio Giovinazzi (ITA) **

HAAS-FERRARI
#8 Romain Grosjean (FRA) **
#20 Kevin Magnussen (DIN) **

WILLIAMS-MERCEDES
#63 George Russell (ING) **
#6 Nicholas Latifi (CAN) **

SEM EQUIPE
#5 Sebastian Vetttel (ALE)

$ Confirmado
* Em fim de contrato
** Pode ser trocado

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s