A Honda prepara uma ofensiva no segmento de compactos no Brasil, como provam os registros feitos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A marca catalogou os desenhos das novas gerações de Fit e City, como já se esperava, mas acompanhados de uma novidade: o inédito City Hatch, patenteado na Índia em abril. O trio é a nova aposta de crescimento da japonesa para o País, o que se refletirá em uma nova estratégia para a gama de compactos.
A vinda do City Hatch será providencial para a Honda. O modelo inédito virá para expandir a atuação da marca, colocando-a no segmento de maior volume do mercado nacional. Os rivais previstos são o compatriota Toyota Yaris e as versões mais caras de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo. Para atuar em uma faixa mais ampla, ele provavelmente contará com motores 1.5 aspirado e 1.0 turbo.
Por que o City Hatch vem? Porque o Fit ficou mais refinado e, consequentemente, caro (leia aqui). O monovolume continuará com seus predicados, como amplo espaço interno e versatilidade, mas deve ser trazido apenas na variação aventureira Crosstar, registrada no INPI. Desse modo, ele acabará substituindo o WR-V, que tem registrado queda nas vendas e está longe de ser uma referência em design. Por seu papel na gama, o Fit teria apenas motor 1.0 turbo, fazendo a ponte entre o inédito hatchback e o irmão maior HR-V. No futuro, uma variação híbrida também pode pintar, para enfrentar o Nissan Kicks ePower (leia aqui).
Já o City Sedan cumpre o que o papel que já se esperava dele (leia aqui), sendo a opção de acesso entre sedãs da Honda e atuando contra Chevrolet Onix Plus, Toyota Yaris Sedan e Volkswagen Virtus, principalmente. É provável que ele tenha os mesmos propulsores 1.5 aspirado e 1.0 turbo do irmão hatch e enfim traga itens que o City atual deve, como o controle de estabilidade (ESP). Contudo, quem quiser maior refinamento terá de andar um pouco mais no showroom – e aumentar o valor da TED – para chegar ao Civic.
A Honda não costuma demorar a alinhar suas novidades estrangeiras com os produtos que oferece no Brasil. No entanto, a pandemia do coronavírus acabou embaralhando os planos das montadoras em geral, o que pode ter atrasado o lançamento do trio por aqui. Desse modo, é provável que eles comecem a chegar no primeiro semestre de 2021.