Os planos de cooperação no Mercosul podem ter ido água abaixo (leia aqui), mas isso não significa que a relação global entre Ford e Volkswagen está estremecida. Pelo contrário: as duas empresas decidiram aprofundar o acordo inicial, que prevê, entre outras coisas, o desenvolvimento da nova geração da Amarok sobre a base da próxima Ranger. Agora, os americanos vão emprestar um projeto de furgão grande aos aliados germânicos, algo que já vinha se especulando.
Dessa forma, é provável que a nova geração da van Transit Connect/Custom dê origem à renovação da Transporter, tataraneta da nossa Kombi. Atualmente, o modelo da Volkswagen tem uma arquitetura exclusiva, o que encarece sua produção ante concorrentes que compartilham suas bases, como Renault Master/Fiat Talento e Citroën Jumpy/Peugeot Expert/Opel Combo. Em contrapartida, confirma-se que a alemã emprestará seu recém-lançado Caddy para que a Ford crie um utilitário urbano.
Já se sabia que caberia à gigante do oval azul desenvolver toda a mecânica das próximas Ranger e Amarok, ficando sob responsabilidade da engenharia de cada empresa as características específicas de seus produtos. Ainda que tal união tenha sido descartada no Mercosul – o que provavelmente não mudará -, ela segue válida para outros cantos do planeta. O mesmo serve para a plataforma MEB, que será aplicada em um elétrico inédito na Ford com foco no mercado europeu.