Em meio a fechamento de fábricas, demissões em massa e descontinuação de produtos, a Nissan traz um alento a fãs e entusiastas: um pouco dos projetos que prepara para o futuro. Com um vídeo, intitulado “Nissan Next: de A a Z”, a empresa mostra a silhueta de 12 produtos, começando pela versão definitiva do conceito Ariya (leia aqui). Como se imagina, o último é o 400Z, substituto do já cansado 370Z. Em meio a eles, aparecem duas variações Frontier, e uma delas chegará ao Brasil.
Ao anunciar a reestruturação, a Nissan prometeu lançar 12 produtos em 18 meses, todos “mencionados” nessa lista. Em termos de imagem da marca, talvez o mais importante seja o Z. Extraoficialmente chamado de 400Z, ele confirma que a montadora vai continuar a produzir ao menos um cupê compacto de tração traseira. Ao contrário de seus antecessores, porém, ele deverá ser batizado com a potência disponível (400 cv) em vez do deslocamento (3.5 ou 3.7, por exemplo). Rumores apontam para o uso do mesmo 3.0 V6 do Infiniti Q60, com 406 cv (ou 400 hp), o que justifica a nomenclatura especulada.
Chama atenção o fato de haver duas picapes na lista, mas isso é facilmente explicado. A da letra “F” é a Frontier dos Estados Unidos, que terá projeto específico (leia aqui), com visual inspirado na irmã maior Titan (leia aqui). A “N” é a vendida no Brasil, batizada em alguns mercados de Navara e que passará por uma reestilização. O modelo comercializado por aqui deve ter alterações inspiradas na prima americana, mas vai manter o porte atual. É possível que, no futuro, elas acabem se tornando um produto único, mas apenas depois que o investimento da Nissan na planta argentina de Santa Isabel, de onde se origina em direção ao Brasil, for amortizado.
Outros produtos listados pela Nissan aguardados no Brasil são a reestilização do Kicks (leia aqui) e a nova geração do Rogue/X-Trail (leia aqui). Pelas letras, também notam-se o elétrico Ariya, os grandes Armada e Terra e os SUVs Qashqai e Pathinder. O outro “N” seria uma nova geração do Note, enquanto o “M” poderia representar um crossover para atuar abaixo do Kicks.