Como esperado (leia aqui), a Toyota apresenta, na Tailândia, a primeira grande reforma da atual geração de Hilux e SW4 – lá vendido como Fortuner – , após um leve retoque feito em 2018 (leia aqui). A dupla passou por uma mudança visual leve, mas ganhou novidades importantes em termos de equipamentos e mecânica. Como é tradição na marca, a tendência é que as alterações também cheguem ao lado de cá do planeta ao longo dos próximos meses – com a pandemia, o lançamento deve ficar para 2021.
As mudanças da dupla não são muito profundas, mas conferem ar de novidade aos dois modelos. A picape ganha em imponência com a grade pronunciada e os faróis complexos, enquanto o SUV tem variações de apelo estradeiro ou esportivo. São novos também os para-choques,a disposição das lanternas e o desenho das rodas.
Por dentro, a maior novidade é a chegada de uma central multimídia com integração Apple CarPlay e Android Auto. A Toyota alegava que tal compatibilidade poderia ser insegura aos clientes, mas, por pressão destes, acabou cedendo. Além do novo software, Hilux e SW4 passam a contar com assistências de condução como auxílio de permanência de faixa, aviso de colisão iminente e controle de velocidade adaptativo com frenagem automática.
Outra novidade diz respeito ao motor 2.8 a diesel. Frente à “guerra” pelo título de picape mais potente, a Toyota deu mais força ao propulsor, que passou a gerar 204 cv e 51 kgfm. Até então, eram 177 cv, com torque variando de 42,8 kgfm (câmbio manual) a 45,9 kgfm (automático). A Toyota afirma ainda ter feito mudanças em relação à suspensão, para sanar as críticas frente ao comportamento da dupla em termos de estabilidade.