Lexus renova sedã IS


A Lexus apresentou a renovação do sedã IS, como havia antecipado no início do mês em teaser (leia aqui). O modelo não é totalmente novo, haja vista que mantém a base da quarta geração, apresentada em 2013 (leia aqui) e reestilizada três anos mais tarde (leia aqui). A reforma é bastante profunda, ainda que o visual interno tenha mudado pouco. A estreia nos Estados Unidos acontece em outubro, mas a marca garante sua chegada a quase 40 países.

Por fora, nota-se que o IS trocou praticamente todas as superfícies, ainda que as proporções sejam similares às da linhagem atual. A dianteira tem grade com abertura generosa até a base do para-choque, faróis irregulares com fileiras de LED integradas e capô envolvente. As laterais trazem cortes de portas e janelas similares a de outros Lexus recentes, enquanto a traseira inova com lanternas inteiriças recortadas nas pontas e terceiro volume destacado. As ponteiras de escape deixam de acompanhar o corte do difusor, tendo acabamento arredondado.

A manutenção da plataforma é notada pela medida do entre-eixos: com 2,800 metros, ele não muda em relação ao IS atual. Porém, ele possui agora 4,710 m de comprimento (+3,0 centímetros), 1,840 m de largura (+3,0 cm) e 1,435 m de altura (+0,5 cm). O interior também denuncia a permanência da arquitetura do antecessor: a Lexus pouco mexeu no habitáculo. As alterações mais notáveis são os difusores de ar laterais agora circulares e o comando do sistema de entretenimento em formato de superfície sensível ao toque, em vez do seletor giratório. A tela, aliás, agora pode ter entre oito e 10,3 polegadas e está 7,6 cm mais próxima do condutor.

O nível de equipamentos e o apelo visual variam de acordo com o modelo. No caso da versão F Sport, usada para a divulgação do modelo, destacam-se os para-choques esportivos, as rodas de 19 polegadas, o difusor traseiro, as saídas específicas e detalhes como spoiler e grelha. Internamente, a variação oferece bancos esportivos com ventilação e calefação, volante com aquecimento e alavanca de câmbio em couro perfurado, além de pedaleira em alumínio.

MOTORES: CONFUSÃO DE BATISMOS

Nessa reforma profunda, o IS traz diferentes opções de propulsão. A de acesso é da variação IS300, movida por um 2.0 turbo a gasolina de 244 cv e 35,6 kgfm, com câmbio automático de oito marchas e tração traseira. Já a IS300 AWD não apenas adiciona o sistema de tração nas quatro rodas, como seu nome sugere, como troca também de motor e transmissão. Nesse modelo, o sedã usa o 3.5 V6 aspirado de 264 cv e 32,6 kgfm, com caixa automática de seis velocidades.

Para quem busca desempenho, há o IS350, com um 3.5 V6 de 315 cv e 37,6 kgfm. Quando equipado com tração traseira, ele repete a caixa de oito marchas do 2.0 turbo. Ao se optar pelo sistema AWD, o motor é combinado ao câmbio de seis velocidades. Segundo a Lexus, o sedã vai de zero a 96 km/h em 5,6 segundos na primeira combinação do IS350.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s