Nissan Rogue chega à terceira geração; SUV virá ao Brasil como X-Trail


Já com desenhos registrados no Brasil (leia aqui e aqui), a nova geração do X-Trail acaba de ser oficializada pela Nissan. Essencial para a retomada de crescimento da marca nos Estados Unidos, ele faz sua estreia justamente na terra do Tio Sam, onde é comercializado como Rogue. Por aqui, o desembarque é esperado para 2021.

Apesar de ser listado pela Nissan junto de outros modelos recentes como prova de sua renovação, o Rogue/X-Trail aponta para uma linguagem visual bastante diferenciada dentro da marca. Ainda que traga a grade “V-Motion” em uma leitura mais esportiva, ele ganha em personalidade com os faróis separados, o para-choque com quinas pronunciadas e o capô envolvente. Em uma olhada rápida, ele lembra o atual Toyota RAV4.

O “teto flutuante” existe com um friso cromado, separando a cobertura do restante da carroceria, e dispensa o aplique irregular que outros produtos da empresa possuem atualmente. Já a traseira conta com lanternas altas integradas aos “ombros” das laterais e ao corte do vidro posterior, quase como na geração passada. A tampa do porta-malas mais “bojuda” reforça o caráter de utilitário do modelo.

Internamente, é clara a intenção da Nissan em deixar o Rogue/X-Trail mais refinado, ao mesclar couros claro e escuro e imitação em madeira. O painel também tem linhas mais inspiradas que o anterior e passa a ostentar a tela (de oito ou nove polegadas) da central multimídia no topo, seguindo a tendência do setor. O quadro de instrumentos tem mostradores analógicos e um visor de 7 pol como padrão, mas pode ser totalmente virtual, com superfície de 12,3 pol, além de contar com o projetor de dados no para-brisa (HUD) em 10,8 pol.

Agora construído sobre a plataforma modular CMF-C/D, o renovado Rogue/X-Trail é ligeiramente menor que o atual. Ele mede agora 4,647 metros de comprimento (-4,3 centímetros), 1,767 m de altura (-5,3 cm) e 2,703 m de entre-eixos (-0,2 cm). Contudo, a Nissan garante haver mais espaço interno para os ocupantes. O “sacrificado” foi o porta-malas, que teve acesso facilitado pela maior “boca” da tampa. Por ora, não haverá opção de sete assentos.

Inicialmente, a única opção de motorização do Rogue nos Estados Unidos é o 2.5 aspirado a gasolina estreado pelo sedã Altima (leia aqui). No SUV, ele rende 184 cv e 25 kgfm de torque, sempre aliado à transmissão Xtronic, do tipo continuamente variável (CVT). A tração pode ser dianteira ou nas quatro rodas.

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