Depois de divulgar as primeiras imagens (leia aqui), a Citroën divulgou detalhes da nova geração do C4. Agora crossover, ele brigará com produtos como Kia Xceed, Mazda CX-30 e Toyota C-HR, todos indisponíveis no Brasil. O modelo começa a ser vendido nas próximas semanas, já com uma variação elétrica chamada ë-C4.
Sabe-se agora que o C4 mede 4,360 metros de comprimento, 1,800 m de largura e 1,525 m de altura. Em comparação com o Jeep Compass, ele é ligeiramente mais curto (4,416 m) e estreito (1,819), sendo bem mais baixo (1,635 m). Nesse ponto, aliás, até o VW T-Cross o supera (1,558 m). A distância livre do solo é de 15,6 centímetros, bem longe, por exemplo, de um Renault Sandero Stepway (18,5 cm). Já o porta-malas comporta 380 litros, pouco mais que o Ford EcoSport (356 l).
Internamente, já era possível notar a presença de quadro de instrumentos digital, projetor de dados (HUD) em uma película próxima do para-brisa e central multimídia com tela grande, agora confirmada com 10 polegadas. O ar condicionado tem comandos por botões físicos e o console conta com área de recarga sem fio para celulares. A depender da versão e dos opcionais, o C4 pode ser equipado com aquecimento para volante, banco traseiro e para-brisa, controle de estabilidade para reboques e o pacote Highway Driver Assist, que combina o controle de velocidade adaptativo (ACC) aos detectores de pontos cegos e de mudança de faixa para manter o veículo em segurança.
O ë-C4 repete o sistema elétrico de outros modelos da PSA. Seu motor entrega 136 cv, enquanto as baterias de lítio de 50 kWh garantem autonomia na casa dos 350 km. A Citroën fala em aceleração de zero a 100 km/h em 9,7 segundos, com máxima limitada a 150 km/h. Esse desempenho é obtido no modo Sport, mas o equipamento pode operar ainda em Normal ou Eco.
Além da variação elétrica, a gama do crossover terá cinco opções de motorização. A diesel, há os 1.6 de 110 ou 130 cv, enquanto a família a gasolina tem três 1.2: com 100, 130 ou 155 cv. O câmbio automático de oito marchas é padrão para os propulsores a diesel de 130 cv e a gasolina de 155 cv, além de opcional para o gasolina de 130 cv. Os três sem essa caixa saem com o manual de seis velocidades.