Kia apresenta K5 nos EUA


A Kia divulgou as primeiras fotos e informações do K5, o gêmeo não-idêntico do Hyundai Sonata (leia aqui), para os Estados Unidos. Totalmente revisto, ele acompanha o homônimo vendido na Coreia do Sul desde novembro passado (leia aqui). Para o Tio Sam, a troca de linhagem é acompanhada de uma mudança de batismo: ele abandona de vez a nomenclatura Optima, com a qual suas gerações passadas foram comercializadas por lá. O modelo renovado já foi registrado no Brasil (leia aqui) e teve sua variação híbrida garantida pra cá, mas a vinda é incerta.

Construído sobre a plataforma N3, o renovado K5 mede  4,905 metros de comprimento (+5,0 centímetros), 1,860 m de largura (+2,5 cm), 1,445 m de altura (-2,0 cm) e 2,850 m de entre-eixos (+4,5 cm). Como no irmão Sonata, ele adota linhas marcantes e um tanto polêmicas, como nos faróis irregulares e nas lanternas inteiriças. Porém, aparentemente será dessa fonte que a Kia beberá para desenhar suas próximas criações.

No interior, o K5 adota linhas mais esportivas e simples em relação ao Sonata, muito por conta de seu posicionamento menos premium. Não que falte refinamento na construção ou qualidade aparente nos materiais. Ele mantém, por exemplo, as opções de telas de oito ou 10,25 polegadas para a central multimídia com reconhecimento por voz e funções que como a Sound of Nature, que traz seis opções para recriar um ambiente “mais pacífico” dentro do veículo. Contudo, ele mantém a alavanca de câmbio tradicional, que o irmão da Hyundai dispensou, e sequer exibe quadro de instrumentos virtual nas fotos de divulgação, equipamento já bastante difuso pelo mundo. De todo modo, não faltam as assistências de condução já comuns nesse segmento, como auxílio de permanência de faixa e detector de pontos cegos.

Nos EUA, o K5 será comercializado com duas opções de motorização. As versões LX, LXS, GT-Line e EX serão movidas pelo 1.6 turbo a gasolina de 182 cv e 26,9 kgfm, com câmbio automático de oito marchas. No fim do ano, chega a opção de tração integral para esse propulsor. Na mesma época, o sedã ganha o acabamento GT, impulsionado por um 2.5 turbo a gasolina de 294 cv e 42,9 kgfm. Acompanhando de uma caixa de dupla embreagem e oito velocidades, ele empurra o K5 de zero a 96 km/h em 5,8 segundos.

As vendas nos EUA começam ainda nesse trimestre.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s