Reestilização deixa Volkswagen Tiguan mais próximo do renovado Golf


Apesar de ter chegado ao Brasil há pouco mais de dois anos (leia aqui), a segunda geração do Tiguan foi oficializada na Europa em setembro de 2015 (leia aqui), chegando às ruas poucos meses depois. Por isso, a Volkswagen apresenta agora a reestilização de meia vida do SUV, que fica visualmente mais próximo da oitava geração do Golf (leia aqui). De quebra, ele recebe uma inédita variação híbrida, que começa a ser comercializada no fim do ano. As versões “comuns” começam a ser vendidas nas próximas semanas, com entregas previstas para outubro.

Na dianteira, o Tiguan foi completamente modificado. Os faróis receberam um prolongamento em direção aos para-lamas, como no Golf, enquanto a grade ficou mais integrada aos conjuntos ópticos, como se vê em Touareg (leia aqui) e T-Cross (leia aqui). O para-choque foi redesenhado, adotando tomara de ar diferenciada e abandonado as luzes auxiliares, agora integradas às luzes principais. O capô mantém os vincos marcantes, porém recebe acabamento diferenciado junto à grelha, criando uma seção mais vertical.

As laterais mudaram minimamente, com trocas nas rodas e aplique diferenciado nos para-lamas. Na traseira, as novidades são a redistribuição interna das lanternas, a posição centralizada do nome do produto na tampa do porta-malas e o para-choque totalmente revisto, com saídas de escape integradas. Na versão esportiva R, as quatro ponteiras ficam aparentes.

Tiguan R

O habitáculo também tem mudanças leves, porém significativas. O volante, por exemplo, é o mesmo do Golf, com comandos sensíveis ao toque. Aliás, o ar condicionado também passou a ser operado totalmente por superfície táctil e as centrais multimídia disponíveis não contam com qualquer botão físico. No hatch, além de o sistema superior ter concentrado o aparelho de climatização, o seletor das luzes também passou a ser sensível ao toque.

A depender da central multimídia escolhida, é possível designar funções por comandos de voz, fazer integração Appe CarPlay/Android Auto sem fio e gerar ponto de internet mediante cartão de dados móveis. Nos modelos mais caros, pode-se optar por um aparelho de som mais refinado, da Fender ou Harman-Kardon. Já o quatro de instrumentos tem visor de oito polegadas de série, com 10,25″ nas versões de topo.

Na lista de itens, uma novidade é o Travel Assist, que integra o controle de velocidade ativo (ACC), o navegador por GPS, a câmera frontal e o auxílio de permanência de faixa. O equipamento assume o comando do carro, mas “exige” que motorista mantenha as mãos repousadas sobre o volante. O aro é dotado de um sensor capacitivo e identifica se o motorista tirá-las dali. Outros destaques são opcionais como os faróis em LED matricial e o sistema de escape da Akrapovič, disponível na versão R.

Tiguan R

Falando nas motorizações, a VW afirma ter deixado as variações a diesel mais limpas e revela que a edição destinada aos Estados Unidos terá motor 2.0 a gasolina de 187 cv. Porém, os destaques são as novas variações, a começar pela R. Seu motor 2.0 entrega 320 cv às quatro rodas mediante o sistema de tração 4Motion e o câmbio de dupla embreagem (DSG) e sete marchas. A suspensão tem molas 10 milímetros menores e amortecedores de rigidez variável, enquanto o escape exclusivo, com quatro saídas, pode ser da Akrapovič, tal qual mencionado acima. Para completar, há um pacote visual composto por rodas de 21 polegadas, para-choques distintos e outros detalhes, além de mudanças internas, como no banco esportivo inteiriço.

Tiguan eHybrid

Já a variação ecologicamente correta se chama eHybrid. Ela não teve muitos detalhes divulgados, mas se sabe que o sistema é similar ao do renovado Golf GTE. Ou seja: combinam-se o conhecido 1.4 TSI a gasolina a um motor elétrico, totalizando 245 cv. O Tiguan híbrido pode chegar aos 130/h usando apenas eletricidade, tendo autonomia estimada em 50 km nesse modo.

Os retoques do Tiguan europeu devem levar algum tempo ainda para chegar ao Brasil. Afinal, o modelo aqui vendido é produzido no México e somente na carroceria alongada Allspace.

Tiguan eHybrid

Tiguan eHybrid

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s