Veículos autônomos, ainda que distantes da realidade, parecem ser o futuro do transporte. Para diferenciar as tecnologias embarcadas, eles são catalogados em níveis de 1 a 5 – o “0” são os modelos tradicionais -, com o mais avançado podendo circular totalmente sem auxílio humano, algo que ainda rende discussões. Agora, a Alemanha se coloca como primeiro grande mercado a estudar mais a fundo o tema em termos legais, almejando regularizar sua circulação pelas estradas locais. Contudo, por ora o level máximo permitido por lá será 4.
Ainda em discussão, o texto pode ser o primeiro do mundo a cobrir questões relativas a homologação e tráfego de táxis autônomos. E mais: tem previsão de ser aprovado para entrar em vigor até meados de 2021. “Essa nova estrutura legal deve criar pré-requisitos na atual legislação provisória para permitir a operação de veículos autônomos motorizados sem motoristas em vias públicas, limitado geograficamente a um determinado ambiente”, pontua o Ministério dos Transportes da Alemanha, em comunicado.
A permissão para táxis sem condutores é apenas uma das várias possibilidades que a legislação prevê. “Veículos sem motorista é um termo que engloba uma larga gama de aplicações, sem a necessidade de regular um caso específico de uso. Esta flexibilidade [da lei] precisa levar em conta as várias formas de mobilidade”, acrescenta a nota oficial. Ou seja: o plano-base está pronto, precisando agora de revisões internas para avaliar sua aplicabilidade. Além disso, ele não deve conflitar com outras leis e determinações vigentes. Depois, passará ao parlamento alemão, para então ser sancionado pelo executivo.
[ Fonte: Automotive News Europe ]