Inaugurada em 20 de julho de 2000, a planta da General Motors em Gravataí (RS) completou duas décadas de operações. Construída inicialmente para “dar vida” ao fruto do projeto Arara Azul, que deu origem ao Celta, ela se tornou a fábrica mais significativa da Chevrolet no Brasil. Afinal, é dali que sai o campeão de vendas Onix.
Ao longo de 20 anos, a unidade gaúcha recebeu aportes totais de R$ 4,5 bilhões, passando por três expansões. No período, foram produzidas duas gerações do Prisma e duas do Onix, além do recém-chegado Onix Plus. Em fevereiro desse ano, a planta alcançou a marca de quatro milhões de veículos fabricados.
Depois da inauguração, a GM começou a fazer estoque para lançar o Celta. Criado sobre a base do antigo Corsa, o hatch chegou às ruas em 2 de setembro de 2000. Sua derivação sedã, batizada de Prisma, só chegaria em 1º de outubro de 2006, pouco depois da reestilização mais profunda da história do compacto. Em 30 de outubro de 2012, a dupla ganharia a companhia do Onix, outra criação nacional. O Celta permaneceria quase o mesmo por mais três anos, mas seu irmão mudaria de família: o Prisma ganhava, então, a base do Onix para se modernizar. Essa segunda linhagem apareceria ao mundo 26 de fevereiro de 2013.