Em todo o mundo, a questão a ser respondida em um futuro breve é: como será o “novo normal”? Sanitização constante, cumprimentos menos calorosos e redução do contato físico são alguns dos pontos aguardados. Sobre esse último, a Jaguar Land Rover afirma ter uma solução parcial para os carros: telas que preveem onde você quer tocar para acionar comandos, evitando que seja necessário “tatear” superfícies.
Desenvolvida em parceria com a Universidade de Cambridge, a nova tecnologia consiste em um sensor que “prevê” o local onde o dedo deveria encostar, selecionado tal opção antecipadamente. “O equipamento usa uma máquina inteligente para determinar o item que o usuário pretende escolher antes que o toque físico aconteça, acelerando a integração. Ele usa rastreador de gestos, incluindo sensores de frequência, entre outros avanços”, explica a Universidade de Cambridge. A instituição destacou ainda uma redução de 50% dos esforços e tempo necessários para que o motorista use a tela, em ensaios de laboratório, o que indica haver menor chance de distração com o uso dessa tecnologia.
Por já existirem sistemas multimídia com comandos por gestos, não deve demorar para que essa novidade seja aplicada em série no ramo automobilístico. Apesar disso, a instituição destaca a possibilidade de uso da tecnologia também em caixas eletrônicos, totens de aeroportos e serviços, entre outros.