Gilles Vidal, ex-PSA [Foto: Autocar.co.uk]
A PSA confirmou a saída de Gilles Vidal do cargo de diretor de design da Peugeot. Depois de 26 anos na montadora, o francês decidiu mudar de empresa, mas vai permanecer no país: ele fora anunciado, dois dias depois, como novo contratado da Renault. Seu nome é mais um entre as novidades da marca do losango para reverter a má fase atual, ao lado do também designer Mesonero-Romanos (leia aqui) e do novo CEO Luca de Meo (leia aqui).
De acordo com a Renault, Vidal assume seu novo posto em novembro, mas não há detalhes sobre suas funções. Fala-se apenas que ele se reportará a Laures van den Acker, comandante da área de design para o Grupo Renault. Este deu as boas-vindas ao francês. “Estamos felizes em receber Gilles Vidal em nosso time. Ele tem um conhecimento profundo em criar identidades fortes e atraentes. Sua experiência, seu senso de inovação e a paixão pelo design serão grandes reforços para o Grupo Renault”, pontuou o holandês.
Segunda geração do Peugeot 2008
Nascido em 1972, Vidal chegou à PSA em 1996, atuando na Citroën. Por lá, participou de projetos como da reestilização do Berlingo e do Saxo Rallye, reportando-se a Jean-Pierre Ploué. Em 2005, assumiu a direção de estilo de conceitos da marca. Quando seu chefe foi alçado à chefia de design da PSA, em 2009, o designer foi apontado como diretor de design da Peugeot, assumindo o posto em janeiro seguinte. Ao longo da última década, foi responsável máximo pela criação dos novos 208, 2008, 3008, 508 e 508 SW, apontando a marca dos leões para a identidade visual atual. Também assina inovações como o painel “i-Cockpit” da Peugeot e os airbumps do Citroën C4 Cactus.
Para o lugar de Vidal, a PSA nomeou Matthias Hossann, considerado um de seus discípulos. Atual chefe de conceitos da Peugeot, ele traz vasta experiência dentro do grupo, o que inclui uma participação, durante cinco anos, no estúdio de criação da companhia em Xangai, na China, para desenvolver modelos de Citroën e DS. Hossann está na PSA desde 2002.