Uma foto do Volkswagen Tarek camuflado no México (leia aqui) levantou a dúvida: o modelo vendido na América Latina teria estética diferente da oficializada no Tharu chinês (leia aqui), que empresta sua base ao projeto daqui? A questão pode ser respondida no flagra publicado pelo Autoblog Argentina, em que o SUV aparece mesmo com uma frente exclusiva, como se suspeitava. O formato da porção frontal é consideravelmente diferente, ainda que no restante os modelos sejam praticamente iguais.
Como observado no primeiro flagra, a mudança mais notável fica para o desenho dos faróis. Eles perdem o formato trapezoidal inspirado no Tiguan, adotando contornos mais sinuosos, como os vistos em T-Cross e Nivus. A grade também fica mais envolvente, tal qual os SUVs brasileiros, com as duas barras reposicionadas: uma se aproxima do capô, enquanto a outra “atravessa” o emblema da VW. Por fim, o para-choque adota tomada de ar e molduras laterais específicas. Convém notar que o recorte dos faróis nos para-lamas e o desenho do capô não mudam. Apesar da dianteira exclusiva, o Tarek deve seguir as formas do Tharu no restante da carroceria e no interior. Aliás, o visual completo do SUV chinês foi registrado no Brasil (leia aqui), mas a patente servirá “somente” para proteger seu uso de eventuais plágios.
A expectativa é que a VW confirme o batismo Tarek em agosto, começando a dar sinais de como o SUV definitivo será. Pelos rumores, ele será vendido sempre com motor 1.4 TSI Flex de 150 cv e 25,5 kgfm, câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Há rumores da existência de um projeto com o 2.0 TSI de 230 cv e tração integral 4Motion, algo ainda apenas ventilado nos bastidores. Afinal, essa variação poderia causar o fim do Tiguan Allspace. Pelo que se sabe, a ideia da Volkswagen é “apenas” retirar suas versões de acesso do Brasil, substituindo-as pelo Tarek argentino.
O desenho registrado no INPI “apenas” protege seu uso
Aliás, a terra do tango não será o único local de produção do Tarek. O SUV também será montado no México, com chances de chegar aos Estados Unidos, e na Rússia, atuando no Leste da Europa.
[ Fonte: Autoblog Argentina ]