Durou pouco a vida do motor a diesel com quatro turbocompressores da BMW. Apresentado em maio de 2016 (leia aqui), ele teve o fim confirmado oficialmente pela marca para setembro. Antes, o modelo equipará a série especial Final Edition, para celebrar sua existência. A edição será restrita aos SUVs X5 e X7, embora o propulsor já tenha movido modelos como o Série 7 e o Série 5.
Ao ser apresentado, o 3.0 de quatro turbos (código B57D30S0) tinha exaltados não apenas a potência de 400 cv (4.400 rpm) e o torque de 77,4 kgfm (2.000 rpm). Segundo a BMW, os quatro caracóis ajudavam também a deixar a aceleração mais linear, com dois deles atuando com baixa pressão e o outro par em alta. Consumo, com autonomia superando os 1.000 km, e emissões menores também eram celebrados pela marca. Contudo, são eles os “vilões” para a morte prematura desse motor: as leis mais restritivas da Europa tornaram caro demais adaptá-lo às novas normas, o que acabou resultando na decisão de descontinuá-lo.
Para tanto, X5 e X7 receberão a série Final Edition. Ela tomará por base o acabamento mais caro, com faróis a laser, central multimídia com inteligência artificial e comandos por gestos e diferentes auxílios de condução estarão no pacote. No Brasil, nenhum deles estará disponível. Contudo, a quarta geração do X5 chegou a oferecer o motor quadri-turbo na versão M50d, em seu lançamento (leia aqui), mas a variação acabou descontinuada.