A Peugeot da Argentina começou a desvendar os detalhes da segunda geração do 208, que terá pré-venda iniciada por lá nessa quinta-feira (6). Agora montado na terra do tango, o hatch tem confirmados alguns equipamentos tecnológicos que estarão disponíveis já em seu lançamento. Outra novidade fica por conta da gama de motores: além do 1.2 aspirado revelado extraoficialmente por lá (leia aqui), os argentinos também poderão comprar o compacto com o inédito propulsor 1.2 turbo, a partir de 2021.
Diferentemente da Peugeot do Brasil (leia aqui), que garantiu apenas uma variação elétrica e o conhecido 1.6 16v, a divisão da Argentina confirmou o 1.2 aspirado. Na primeira geração do 208, esse propulsor não foi oferecido por lá, mas equipou o hatch comercializado em solo tupiniquim. Na terra do tango, ele se move apenas a gasolina, entregando 82 cv e 12 kgfm. A marca afirma que o motor é importado da França. Com produção local, há o 1.6 de 115 cv, já conhecido na região.
Já o 1.2 turbo está confirmado para chegar à Argentina em janeiro de 2021. Ele será exclusivo da versão GT Line, que será importada da França. A Peugeot informa que o modelo dispõe de 130 cv, sempre aliado à caixa automática. Por ser trazido da Europa – e, consequentemente, depender diretamente da flutuação cambial -, ele dificilmente deve ser vendido no Brasil.
EQUIPAMENTOS
Em seu release, a Peugeot Argentina destaca alguns dos equipamentos do 208, entre eles o quadro de instrumentos digital tridimensional i-Cockpit 3D, confirmado anteriormente (leia aqui), e o teto solar panorâmico, uma exclusividade entre os compactos locais. Os demais itens sublinhados pela montadora são de tecnologia ou de auxílios de condução, alguns já presentes nos recentes Chevrolet Onix e Hyundai HB20, como o carregador de smartphone sem fio.
Como exclusividade, ele traz o alerta de colisão iminente com frenagem automática. Ele avisa no painel sobre um alto risco de batida, podendo segurar o veículo de maneira autônoma. A operação acontece com velocidades de 5 a 85 km/h. Outro diferencial está no auxílio de permanência de faixa, que opera entre 65 e 180 km/h. Ele detecta as linhas de circulação por câmera e pode intervir na direção para manter o carro dentro da pista.
Há mais diferenciais nesse sentido. O 208 pode contar também com o leitor de placas, que identifica a velocidade máxima permitida no trecho e pode sugerir, no painel, que o motorista seleciona-a no piloto automático, e com o acionamento automático do farol alto, ao se detectar que não há outros veículos à frente, seja na mesma mão ou na contrária, em até 250 metros. O hatch dispõe ainda de alerta de fadiga, detector de atenção do motorista e câmera de ré com visão em 180 graus.
VERSÕES
A Peugeot confirma que, de início, o renovado 208 será comercializado em sete versões na Argentina. A Like, de acesso, é a única com motor 1.2 aspirado e sai por 1,210 milhão de pesos (R$ 88.167, em conversão direta). Ela garante quatro airbags, controle de estabilidade (ESP), ar condicionado digital, central multimídia com visor de cinco polegadas, controlador e limitador de velocidade (piloto automático) e ancoragens Isofix/Top Tether.
Acima, aparece a Like 1.6, com câmbio manual, tabelada em 1,309 milhão (R$ 95.357). Além dos itens da 1.2, ela traz alarme, central multimídia com tela de sete polegadas, duas portas USB e integração MirrorLink. A Active 1.6 sai por 1,417 milhão (R$ 103.224) e adiciona luzes diurnas em LED, teto panorâmico, câmera de ré e rodas de liga leve de 16″. Como opção, há a caixa automática, que eleva o preço a 1,527 milhão (R$ 111.237).
Com um pouco mais de refinamento, a Allure 1.6 pode ser adquirida com câmbio manual (1,597 milhão de pesos/R$ 116.337) ou automático (1,707 milhão/ R$ 124.350). Além dos itens da Active, ela agrega bancos em couro e alcântara, quadro de instrumentos 3D, carregador de smartphone sem fio, airbags de cortina, ar condicionado automático, rodas diamantadas aro 16″ e chave presencial. Já a Feline 1.6 sai sempre com caixa automática (1,844 milhão/R$ 134.330), agregando faróis Full LED, sensor e câmera de ré, spoiler traseiro, sensores de chuva e luminosidade e os auxílios de condução supracitados.