A Hyundai anunciou o início da exportação do HB20 à Colômbia. O país se torna o terceiro destino do compacto, desenvolvido para o mercado nacional e feito exclusivamente em Piracicaba (SP). O primeiro lote, com 303 exemplares, foi despachado no dia 30 de julho, sendo o primeiro embarque marítimo da história do modelo.
Segundo a marca, o lote inicial é composto por exemplares das carrocerias hatch, aventureira e sedã, sempre com motor 1.6 a gasolina. O câmbio pode ser manual ou automático, mas a lista de itens garante central multimídia com tela de oito polegadas, câmera de ré e rodas de liga leve. A compra foi feita pela Neohyundai, que representa a marca coreana na Colômbia desde 2015. Ela sinaliza novas aquisições no futuro, em volumes maiores.
Desenvolvido para o Brasil, o HB20 deveria ser vendido em outros países da América do Sul em um segundo momento. Contudo, a alta demanda local e o limite de capacidade da fábrica paulista impediram os planos. Por isso, ele chegou a ser exportado para Paraguai (leia aqui) e Uruguai (leia aqui), mercados menores, ainda na primeira linhagem. Na segunda geração, os dois países também continuaram a adquirir o compacto (leia aqui e aqui), recebendo as unidades sempre por via terrestre.