Anunciado em fevereiro (leia aqui), o SUV elétrico EQC chega apenas agora ao mercado brasileiro, dois meses depois do previsto originalmente. Além de atrasado, o modelo da Mercedes-Benz chega também com sobrepreço de R$ 97.100, sendo agora tabelado em R$ 575.000. O motivo da alta é a variação cambial em relação à época de apresentação, impactada também pela pandemia do coronavírus.
Importado na versão única 400, o EQC tem dois motores elétricos, um para cada eixo. O conjunto dispõe de 408 cv e 77,5 kgfm, suficiente para levá-lo de zero a 100 km/h em 5,1 segundos, com máxima limitada a 180 km/h. As baterias de 80 kWh garantem autonomia de até 417 km (ciclo europeu WLTP) e precisam de 40 minutos para repor 80% da carga em pontos rápidos. No Wallbox que acompanha o veículo, com potência de 7,2 kW, a recarga total leva 7h30min. A Mercedes cobre a eletricidade utilizada por um ano.
Além da posição de elétrico, o EQC tem de fazer jus à estrela na “falsa grade”. Por isso, sai de fábrica com inteligência artificial MBUX, superfície para integrar as telas de 10,25 polegadas de central multimídia e quadro de instrumentos e aparelho de som Burmester. Há também visão externa em 360 graus, faróis Full LED, integração Apple CarPlay e Android Auto, assistente de permanência de faixa e controle de velocidade adaptativo (ACC) com frenagem automática, entre outros.