Toyota montará Corolla Cross no Brasil; Hilux reestilizada chega ainda em 2020


Toyota Corolla Cross

O presidente da Toyota Argentina, Daniel Herrero, confirmou a produção do Corolla Cross no Brasil. Em entrevista ao jornal Perfil, de Córdoba, o executivo indicou que o SUV será feito por aqui para exportação em toda a América Latina, como ocorre com a Hilux no país vizinho. Sobre a reforma da picape, ele deu a entender que o lançamento de sua variação reestilizada, acompanhado as formas da irmã asiática (leia aqui), acontece ainda em 2020.

Toyota Corolla Cross

Na entrevista ao jornal, Herrero foi perguntado sobre o porquê de a Toyota optar primeiro por montar um SUV de segmento C, o Corolla Cross, em detrimento a um crossover de categoria B, com maior potencial de vendas, para rivalizar com o patriota Honda HR-V e similares. Segundo ele, trata-se de uma questão de escala, aproveitando-se da estrutura brasileira para criar um hub produtivo local desse modelo em específico. “[A escolha pelo SUV de médio porte] É parte do processo de uso de plataformas e estruturas de produção. Estaríamos replicando o projeto da Hilux, fazendo um negócio de exportação para toda a América Latina. É um projeto mais amplo que os mercados de Brasil ou Argentina, é regional”, pontuou. A montagem ficará a cargo da fábrica de Sorocaba (SP), que já recebe investimentos para viabilizar o projeto (leia aqui).

Toyota Corolla Cross

Como se sabe (leia aqui), o Corolla Cross toma a base do sedã Corolla, a TNGA-C, e tem porte para brigar com o campeão de vendas Jeep Compass, o recente Ford Territory e o iminente Volkswagen Tarek. Isso, de certa forma, pode causar canibalização na própria marca, o que não parece preocupar Herrero. “[O Corolla Cross] Pode chegar a competir com o RAV4, que vem do Japão, mas nos daria vantagens competitivas muito fortes”, avalia, acreditando que a dupla poderia preencher uma maior lacuna do mercado – ou que isso causaria o fim do RAV4 em nosso mercado.

Toyota Corolla Cross

Pela existência do RAV4 – com vendas boas, diga-se, ainda mais para um modelo vendido apenas com propulsão híbrida -, acreditava-se que a Toyota produziria primeiro um SUV compacto. Ainda mais pelo potencial do segmento, como se tem visto na demanda por VW T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Hyundai Creta e o já citado HR-V. “De todo modo, estamos pensando no segmento B, vamos pensar no que faremos. Como sempre digo, a Toyota tem seu tempo para fazer as coisas. Muitos dizem que somos lentos, mas são projetos de produção sustentável. É preciso ter paciência oriental”, conclui Herrero.

Toyota Hilux

HILUX REESTILIZADA EM 2020

Quando questionado sobre a atualização visual da Hilux, já apresentada na Ásia, o presidente da Toyota Argentina sinalizou que a picape reformada será lançada ainda em 2020. “Provavelmente, sim [antes do fim desse ano]. Ainda não está definido [quando começa a montagem], mas sim, é um modelo global e vamos respeitar o que foi aplicado no resto do mundo”, apontou. O executivo acrescentou ainda que houve atraso na preparação da fábrica de Zárate para a montagem do utilitário HiAce devido à pandemia, mas que os trabalhos devem ser retomados em breve.

Toyota Hilux

[ Fonte: Perfil ]

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s