Rolls-Royce Ghost muda por completo, mas mantém luxo típico da marca


A Rolls-Royce apresentou a segunda geração do Ghost, o mais acessível de seus três produtos. Totalmente revisto, o sedã de entrada – se é que ele pode ser descrito assim… – ganha um ar mais moderninho em relação à sobriedade tradicional dos modelos da marca inglesa. A novidade já pode ser reservada até mesmo no Brasil, por preços que rondam os R$ 4 milhões.

Como o cliente da Rolls-Royce espera, o Ghost não traz revoluções estéticas sobre sua primeira geração, embora nenhum componente da carroceria seja exatamente igual. Na dianteira, o capô avançou à frente, envolvendo a parte superior da grade Partenon, agora iluminada por 20 LEDs, e os faróis, que cresceram e perderam o recorte inferior irregular. O para-choque incorporou um diferente corte para a tomada de ar, uma característica que quebra um pouco da sobriedade do sedã.

Nas laterais, o modelo segue com superfícies limpas, apenas com um vinco atravessando o conjunto, para unir dianteira e traseira. As portas traseiras têm abertura suicida, alinhando-se às dianteiras pelas maçanetas. Atrás, as lanternas crescem um pouco e avançam para os para-lamas. A tampa do porta-malas segue inclinada, escondendo o bagageiro de 507 litros. Segundo a marca, esse novo perfil do Ghost é descrito, internamente, como “Pós Opulência”, caracterizado por uma “elegância minimalista” mais alinhada ao momento global atual. Parte dessa filosofia pode ser notada com a redução nos cromados – ao menos na carroceria branca.

Por dentro, a tradição da marca fica ainda mais evidente. O painel tem novidades em termos de acabamento e equipamentos, mas a disposição dos elementos é praticamente a mesma. O volante quase não muda e muitos dos comandos seguem em forma física, sem superfícies sensíveis ao toque. A maior novidade ali é o acabamento à frente do carona, com nada menos que 152 LEDs posicionados para criar a sensação de se observar um céu estrelado. Há espaço para cinco ocupantes, mas é possível reservar um exemplar com quatro assentos individuais. O acesso é feito por portas com abertura e fechamento elétricos.

Construído sobre a plataforma Architecture of Luxury, que serve de base também a Cullinan (leia aqui) e Phantom (leia aqui), o Ghost mede 5,546 metros de comprimento, com 1,978 m de largura, 1,571 m de altura e 3,295 m de entre-eixos. Seu motor 6.75 V12 biturbo rende 571 cv e 86,7 kgfm, energia suficiente para levá-lo de zero a 100 km/h em 4,8 segundos, com máxima limitada a 250 km/h. Com a caixa automática de oito marchas, o sistema de tração integral envia a mesma energia aos dois eixos, variando de acordo com a necessidade. As rodas traseiras contam ainda com sistema de esterçamento, que ajuda em manobras.

Além do conjunto motriz, o sedã tem outros destaques mecânicos. Há a suspensão com amortecedores de rigidez variável e molas pneumáticas, que conta com leitor de piso para preparar o sistema para possíveis irregularidades na pista. Em termos de isolamento, a Rolls-Royce afirma ter aplicado cerca de 100 kg de material fonoabsorvente, inclusive dentro dos pneus. Em testes, passageiros não conseguiam ouvir o motor ligado ou o veículo em marcha, o que fez a montadora desenvolver um sistema de som específico para o Ghost. Quando sem música, o aparelho emite um ruído similar ao de um sussurro, a fim de evitar a sensação de desconforto e desorientação causada pelo silêncio absoluto.

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