Estado da Califórnia proíbe venda de carros a combustão a partir de 2035


Estado com as políticas ambientais mais drásticas dos Estados Unidos, a Califórnia anuncia agora mais uma medida em favor da redução de emissões. O governador Gavin Newson assinou um decreto que determina uma data limite à comercialização de veículos movidos por motores a combustão, alimentados por diesel ou gasolina, no território californiano. Com a medida, tais modelos só poderão ser vendidos por lá até 2035.

Apesar de ser parecido com a determinação que outros países fizeram (leia aqui, aqui, aqui e aqui), o decreto da Califórnia parece ser mais drástico, como o planejado pelo Reino Unido (leia aqui). O texto não menciona veículos híbridos, o que dá a entender que apenas modelos elétricos, que não emitam emissões diretamente, possam ser emplacados por lá. Isso significa até mesmo o fim das picapes e SUVs grandalhões, símbolos da indústria americana recente, sem propulsão ecologicamente correta em um prazo de 15 anos. Para caminhões, ainda não há uma medida, mas o governo fala em limitá-los para 2045.

Segundo o gabinete do governador, o setor de transportes/automobilístico é responsável por “mais da metade da emissão de carbono, 80% da formação de fumaça poluente e 95% das emissões tóxicas de diesel” da Califórnia. Algumas áreas do estado, inclusive, estão entre as com maior poluição atmosférica dos Estados Unidos. O decreto ajudaria a diminuir o lançamento de gases em 35% e em até 80% no caso de óxido de nitrogênio, o tão criticado NOx.

Com relação ao alto preço dos veículos elétricos, seja para compra ou manutenção, Newsom afirma que até 2035 as cifras deverão cair “consideravelmente”. Ele ressalta ainda que a comercialização de veículos usados com motores a combustão e sua circulação não serão proibidas nesse momento.

Comumente, medidas ambientais adotadas pela Califórnia costumam ser adotadas por outras unidades federativas dos Estados Unidos. Por isso, em breve outros estados devem anunciar decisões similares.

[ Fonte: CarScoops ]

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?