Depois de muito mistério e bastante expectativa, a Volkswagen enfim oficializou as linhas e algumas informações do SUV Taos, conhecido anteriormente como Projeto Tarek (leia aqui). O modelo é uma variação do chinês Tharu adaptada ao gosto das Américas e terá, no continente, duas leituras: a do Norte, produzida no México; e a do Sul, montada na Argentina. É da terra do tango que a novidade virá ao Brasil a partir do segundo trimestre de 2021.
Como esperado, a base do Taos é o Tharu asiático, mas com mudanças visuais pontuais para nossa região. A dianteira tem faróis menores, lembrando os do T-Cross, e uma grade mais envolvente, além de contar com um filete central iluminado por LED, unindo os conjuntos ópticos e o emblema. O para-choque também tem linhas próprias, como acontece na traseira. Nessa área, as lanternas adotam nova disposição.
Na parte interna, o inédito SUV repete as linhas do parente chinês, ainda que com algumas mudanças. A boa notícia é que o acabamento traz plásticos macios ao toque, porém não se sabe quanto desse material será empregado no modelo argentino. Sabe-se que aqui ele terá a central multimídia VW Play, estreada pelo Nivus, menos refinada que a encontrada lá fora. Por outro lado, muitos itens oferecidos por lá devem chegar aqui, como teto panorâmico, alerta de pontos cegos, auxílio de permanência de faixa e controle de velocidade adaptativo com frenagem automática, equipamentos que compactos nacionais já dispõem.
Construído sobre a plataforma MQB, o Taos é consideravelmente menor que o Tiguan. Por mirar no Jeep Compass, principalmente, as medidas ficaram próximas das do rival. O inédito Volkswagen mede 4,465 metros de comprimento, 1,841 m de largura, 1,635 m de altura e 2,689 m de entre-eixos, comportando 455 litros como o Tharu. O irmão maior possui respectivos 4,701 m, 1,839 m, 1,658 m, 2,790 m e 710 litros (na versão de cinco lugares). Já o Compass tem 4,416 m, 1,819 m, 1,635 m, 2,636 m e 410 l.
Na América do Norte, o Taos teve confirmado o motor 1.5 TSI a gasolina, já usado na Europa em outros produtos. Ele entrega 160 cv e 25,4 kgfm e conta com desativação de cilindros para ajudar a reduzir o consumo. Quando com tração dianteira, o propulsor é unido ao câmbio automático de oito marchas. Com o sistema integral 4Motion, a caixa passa a ser a de dupla embreagem (DSG), com sete velocidades. Por aqui, o conjunto motriz será formado sempre pelo 1.4 TSI Flex de 150 cv e 25,5 kgfm, com transmissão automática de seis relações e tração dianteira.
A expectativa é que o Taos chegue ao Brasil em maio de 2021, atuando entre o T-Cross mais caro e o Tiguan Comfortline, dando fim à atual opção de acesso do SUV mexicano. A faixa de preço estimada ficaria, hoje, entre R$ 125 mil e R$ 175 mil.