O Grupo BMW anunciou a realização de um recall de híbridos e elétricos vendidos no Brasil por risco de incêndio. Segundo a empresa, as baterias podem pegar fogo após serem completamente recarregadas. A campanha afeta versões eletrificadas dos modelos Mini Countryman e BMW Série 3, Série 5, Série 7, X3, X5 e i8, em unidades produzidas entre 2 de março e 21 de setembro desse ano.
De acordo com a marca, foi constatada a possibilidade de contaminação por impurezas nas baterias, decorrentes de seu processo de fabricação. Quando completamente carregadas, elas podem sofrer curto-circuito devido a essas condições. Por ora, a orientação da marca é para que os proprietários configurem seus veículos para não reporem a energia das baterias por completo (veja abaixo). Até o momento, não há uma solução definitiva para o problema.
ORIENTAÇÕES DE CONFIGURAÇÃO
Enquanto não há uma solução definitiva, a BMW orienta os clientes a ajustarem seus veículos para não reporem por completo a energia das baterias. Isso é possível pela central multimídia do veículo. Nos modelos Série 3 (330e M Sport), Série 5 (530e M Sport), Série 7 (745Le MSport), X3 (xDrive30e e xDrive30e X Line) e X5 (xDrive45e M Sport), o caminho é ir até a seção “Configurações”, selecionar “Modo de Condução”, então “Controle de Bateria” e definir a configuração do estado de carga em 30%.
No roadster i8, o proprietário deve acessar o menu “Meu Veículo”, passar à seção “Configurações do Veículo”, selecionar a opção “Auto eDrive” e desativar a opção “Manter Estado de Carga”. Já no caso do Mini Countryman S E, o caminho é apertar o botão “eDrive”, acessar a opção “Modo” e escolher entre as operações “Auto eDrive” ou “Max eDrive”.
Além de alterar a configuração, o Grupo BMW orienta os clientes a não utilizarem o modo Sport do câmbio. Também se recomenda a não utilização das trocas de marcha manuais, incluindo pelas aletas atrás do volante (quando houver).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-019-7097.