Hummer volta ao mercado como picape elétrica vendida pela GMC


Como a General Motors havia antecipado (leia aqui), a Hummer está de volta ao mercado. Dessa vez, porém, ela dará nome a uma picape elétrica comercializada pela GMC, em vez de atuar como marca de utilitários opulentos e berrões. Grandalhão, aliás, o modelo continua, trazendo um estilo futurista com toques retrô, mas tem propulsão ecologicamente correta e torque de sobra para, ao menos nesse quesito, ninguém sentir falta dos V8.

Para cumprir esse objetivo, a GMC equipou a Hummer com um sistema de propulsão altamente capacitado. Com três motores, o equipamento entrega “mais de 1.000 cv” e ” cerca de 1.590 kgfm” de torque – na verdade, o número real ronda os 150 kgfm, ainda impressionantes. A promessa ainda é de completar mais de 550 km com apenas uma recarga, autonomia também de destaque. Isso seria possível graças à nova geração das baterias Ultium, da montadora norte-americana. No sugestivo modo “Watts to Freedom” (“Watts para a Liberdade”, em tradução literal), a picape vai de zero a 100 km/h em cerca de três segundos, sendo descrita pela GMC como uma “supertruck”.

Além do desempenho digno de hipercarro, a Hummer EV (nome oficial da picape, lembre-se) traz também aptidão para trilhas. Além de tração nas quatro rodas, ela conta com um sistema chamado “CrabWalk” (“Andar de Carangueijo”), que permite que os dois eixos apontem para a mesma direção para que o veículo circule em diagonal. Sustentada por pneus de 35 polegadas totais (37″ em opção), ela conta ainda com suspensão pneumática capaz de levantar a carroceria em até 15 centímetros, tendo capacidade de imersão de até 60 cm. Há ainda 18 câmeras externas para auxiliar na condução, inclusive sob o assoalho, reduzindo o risco com obstáculos acentuados.

O visual quadradão faz jus ao nome carregado pela picape. Alguns componentes fazem alusão aos finados jipões da Hummer, como a grade cromada com faróis “integrados”, as caixas de roda retilíneas, os retrovisores destacados e as lanternas verticais. O habitáculo também tem abuso de retas, mas ali se fazem presentes duas grandes telas, para quadro de instrumentos e sistema auxiliar de info-entretenimento. Neste último, há dados de entrega instantânea de torque e vetorização nas rodas, ângulos de inclinação, monitoramento de pressão dos pneus, entre outros. O acabamento é primoroso, abusando de couro e metal.

Mesclando propulsão elétrica, acabamento de luxo e aptidão estradeira, logicamente a Hummer EV não tem como ser acessível. A série de lançamento, chamada Edition 1, é tabelada em US$ 112.595 (cerca de R$ 630 mil hoje) e chega às garagens dos clientes no final de 2021. No ano seguinte, a versão topo de linha “comum”, batizada EV3X, chega por US$ 99.995. Em 2023, inicia-se a oferta da EV2X, com apenas dois motores elétricos, por US$ 89.995. Já em 2024, é a vez da EV2 ganhar as ruas também com dois propulsores, mas sem o sistema CrabWalk e a suspensão pneumática, a preços próximos de US$ 79.995. Para efeito de comparação, a picape mais cara da GMC hoje é a Sierra Denali, vendida por US$ 54.700.

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