O Latin NCAP anunciou que vai apresentar, ainda em 2020, os primeiros resultados de seus testes com o novo protocolo de segurança, apresentado no final do ano passado (leia aqui). Segundo a entidade, os trabalhos em torno da adoção das medidas mais rígidas acabou atrasando devido à pandemia, mas enfim foram implementados. Além dos parâmetros mais rigorosos, também se alterou o formato de avaliação, com uma única nota final. E, segundo o secretário geral da entidade, Alejandro Furas, nenhum dos veículos testados até o momento alcançou as cinco estrelas possíveis de classificação.
De acordo com a entidade, o novo protocolo “sobe a barra” quanto à exigência de segurança. Para se ter uma ideia, ele fica bem próximo do adotado pelo Euro NCAP desde 2014 (veja abaixo as mudanças). Antes da pandemia, o Latin NCAP esperava divulgar sete rodadas de resultados ao longo de 2020, começando por maio. Agora, planeja apresentar de dois a três até o fim do ano e mais um no início de 2021.
AS PRINCIPAIS MUDANÇAS NO PROTOCOLO
As alterações começam pelo sistema de classificação dos veículos, agora composto por uma pontuação final, variando entre zero e cinco estrelas, como uma “nota única”. Ela engloba os resultados obtidos pelo modelo em quatro avaliações individuais: proteção para adultos; proteção infantil; proteção de pedestres e ciclistas; e tecnologias de assistência de direção. Caso o produto seja avaliado como ruim em algum dos aspectos, o resultado final será mais baixo. Para alcançar nota máxima, o veículo deve obter 75% da pontuação na proteção de adultos, 80% na de crianças, 50% na de pedestres e 75% em tecnologias. Os percentuais são válidos para a primeira etapa do novo protocolo e devem ser aumentados ao longo dos anos.
A publicidade dos resultados por parte das montadoras, em anúncios, também será limitada. O Latin NCAP afirma que a divulgação da nota só será permitida quando vinculada ao ano do protocolo utilizado para testar o veículo, havendo ainda um prazo máximo para seu uso em propagandas. Um resultado anterior a 2013 pode até ser utilizado por um período máximo de seis anos (até o final de 2019), enquanto veículos avaliados a partir de 2014 podem usar a classificação por até quatro anos após a data de sua publicação.
Teste do Alce da Hilux na Suécia
Como dito, os testes ficarão mais rigorosos não apenas para obtenção de notas, mas também devido à complexidade das avaliações feitas. O controle de estabilidade (ESP), por exemplo, era um grande diferencial no protocolo que se extinguiu em dezembro de 2019. Na nova regra, ele precisa comprovar sua eficiência no “teste do alce”, que simula a presença de um animal pesado na via, como na imagem acima. Idealizado na Suécia, ele conta com um traçado que cria uma mudança de rota repentina em velocidades de até 70 km/h para avaliar o comportamento da suspensão quando submetida à transferência brusca de peso.
Confira abaixo a lista completa de testes que o Latin NCAP realizará no seu novo protocolo.
1) Proteção de Ocupantes Adultos
Impacto Frontal;
Impacto Lateral;
Impacto Lateral de Poste;
Frenagem Autônoma de Emergência (baixa velocidade);
Whisplash (chicote cervical);
Folha de Resgate.
2) Proteção de Ocupantes Crianças
Impacto Frontal;
Impacto Lateral;
Avaliação de Veículos;
Instalação de Sistemas de Retenção Infantil.
3) Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas
Atropelamento de Pedestres;
Frenagem Autônoma de Emergência (para Usuários Vulneráveis de Estradas).
4) Sistemas de Assistentes de Segurança
Lembrete do Uso de Cintos de Segurança dianteiros e traseiros;
Controle Eletrônico de Estabilidade + Moose Test (teste do alce);
Detecção de Veículo no Ponto Cego;
Sistema de Suporte de Pista (Lane Keep Assist – LKA);
Detecção de Borda de Estrada (Road Edge Detection – RED);
Limitador de Velocidade;
Frenagem Autônoma de Emergência (alta velocidade).