Como antecipado em 1º de outubro (leia aqui), a Ford vai produzir o comercial leve Transit no Uruguai a partir de 2021. A montagem ficará a cargo da Nordex, na planta mantida nos arredores da capital Montevidéu. A dupla investirá, em conjunto, a quantia de US$ 50 milhões (R$ 266 milhões) para viabilizar a operação. De lá, o utilitário será despachado para toda a América do Sul, o que inclui o Brasil.
Apesar de a Ford não revelar quais carrocerias do Transit serão feitas no Uruguai, a imagem de divulgação mostra a gama completa: furgão de carga, transporte de passageiros, chassi para instalação de caçamba ou baú e até a variação “mista”, para objetos e pessoas, tão bem aceita na Argentina. Até o momento, também, a marca nada fala sobre a motorização do veículo. Sabe-se apenas que ele virá ao Brasil para brigar com Renault Master, Fiat Ducato e similares.
A escolha da Ford pela Nordex faz todo o sentido. A empresa uruguaia é especialista em montar veículos de terceiros, operando hoje com a produção do Kia Bongo, do Citroën Jumpy e do Peugeot Boxer – e, no futuro, com a Peugeot Landtrek. Além da expertise, conta a favor o fato de o Uruguai precisar de “apenas” 30% de conteúdo local para poder exportar automóveis e comerciais a outros países do Mercosul sem a cobrança de impostos de importação.
Com o Transit, a gigante do oval azul tenta preencher sua gama de produtos, esvaziada após a descontinuação de modelos como Fiesta, Focus e Fusion. Além disso, sua chegada marca a volta da Ford ao segmento de utilitários comerciais, onde atuou entre 2008 e 2014 com a geração passada desse mesmo modelo, até então importado da Turquia (leia aqui).