A Nissan está avaliando vender parte ou todos os 34% de ativos que possui na Mitsubishi, de acordo com as agências Bloomberg e Reuters. Caso leve o projeto adiante, a gigante nipônica deve alterar por completo a interação entre as empresas aliadas, o que inclui a Renault. Vale lembrar que a parceria do trio foi uma das grandes ações de Carlos Ghosn em seus últimos anos de comando da Renault-Nissan.
Os rumores da negociação movimentaram o mercado de capitais, elevando as ações da Mitsubishi em 3% e as da Nissan em 5%. Contudo, não há certeza sobre o procedimento, haja vista que as partes negam a possibilidade. “Não há planos de mudança na estrutura de capital junto à Mitsubishi”, disse a Nissan à Reuters. Do lado da marca dos três diamantes, a posição é a mesma: a companhia pretende manter sua cooperação com as aliadas. Já a Renault não se manifestou.
Apesar de não ser tão interessante a venda das ações, a Nissan avalia a possibilidade para fazer caixa, principalmente para reduzir o impacto da pandemia nas atividades. Inicialmente, os planos da empresa incluíam a reorganização interna, com corte de custos, e a manutenção de acordos com as parceiras, principalmente a aliança com a Renault. Todavia, a pandemia de Covid-19 afetou diretamente a estratégia.
[ Fonte: Bloomberg, Reuters ]