A Honda divulgou as primeiras fotos da 11ª geração do Civic. Apesar de apresentá-lo como conceito, a japonesa não faz questão de esconder que o modelo está praticamente pronto, devendo mudar apenas detalhes na variação definitiva. A expectativa é que o modelo de produção seja oficializado no segundo trimestre de 2021, nos Estados Unidos. O Brasil deve recebê-lo no começo de 2022.
Em um primeiro olhar, fica clara a influência do Accord (leia aqui) no desenho do renovado Civic, algo que fora reduzido nas últimas gerações do irmão menor. Agora, porém, a dianteira mais sóbria, com faróis horizontais sem recortes acentuados, evoca um lado menos ousado no sedã “compacto” – para os padrões americanos, frise-se. O capô relativamente longo e horizontal é outra novidade para o modelo.
As laterais lembram um pouco o modelo atual, especialmente no recorte das portas. Porém, nota-se que o teto está mais alto, para ampliar o espaço no banco traseiro, o que faz com que a queda à traseira seja “menos cupê”. O desenho dos vigias é similar ao do Accord. Atrás, o modelo dá adeus às lanternas tipo bumerangue e aposta em um terceiro volume pronunciado, com grandes conjuntos ópticos. Estes lembram um pouco os Audi e até o VW Jetta, dependendo do ângulo.
Por ora, o interior teve apenas uma ilustração divulgada, dando uma noção de como o modelo definitivo ficará. O predomínio de linhas horizontais se adequa à tendência atual do mercado, mas não traz muita identidade ao Civic, deixando com aspecto “genérico” – parece que “tanto faz” qual o logotipo no volante. Quadro de instrumentos digital e central multimídia com tela flutuante são outras receitas seguidas. Entre os destaques, há o desenho das maçanetas internas e a grelha dos difusores de ar, em formato de colmeia.
Nenhuma palavra sobre a mecânica foi dada, mas é bem provável que o Civic definitivo mantenha seus motores turbinados e ofereça, enfim, uma variação híbrida. Atualmente, o papel de ecologicamente correto cabe ao irmão Insight (leia aqui), que tem linhas mais comedidas, um tanto próximas do visto no próximo Civic. O modelo terá ainda o reforço das versões esportivas Si e Type R no futuro, além da carroceria hatchback.