Aguardada no Brasil desde a troca de geração nos Estados Unidos, em 2018 (leia aqui), a Ram 1500 enfim desembarca em solo tupiniquim. Por aqui, a divisão de utilitários da FCA decidiu por comercializar apenas a versão de apelo mais nervoso, com o aclamado 5.7 V8 a gasolina, contrariando quem apostava em um propulsor a diesel (leia aqui). Com essa estratégia e a importação da picape dos EUA, ela chega por R$ 399.990, ficando mais cara que a irmã maior 2500 (leia aqui), oriunda do México.
Apesar de serem da mesma família, as picapes 1500 e 2500 são bastante diferentes, compartilhando peças externas como as lanternas e a tampa da caçamba. A recém-chegada ao Brasil é menor que a irmã, mas tampouco economiza nas medidas: são 5,929 metros de comprimento, 2,084 m de largura, 2,012 m de altura e 3,672 m de entre-eixos, que resultam em 2.610 kg de peso. A caçamba comporta 1.200 litros, além dois dos 103,4 litros disponíveis nas RamBox, as caixas laterais integradas e fechadas a chave.
Se o porte não justifica o preço maior da 1500 em comparação com a 2500, a Ram aposta no desempenho para dar destaque à picape menor. Sob seu capô se esconde o famoso 5.7 V8 Hemi a gasolina, capaz de gerar 400 cv (5.600 rpm) e 56,7 kgfm (3.950 rpm). Junto do câmbio automático de oito marchas, ele acelera a 1500 de zero a 100 km/h em 6,4 segundos. Por segurança, a máxima é limitada a 174 km/h.
Outro diferencial fica para o visual. A Ram optou por importar a versão Rebel, que deixa de lado os cromados das demais variações em favor de um estilo mais nervoso. Grade, para-choque, retrovisores e detalhes externos são todos pintados em preto, assim como as rodas de 18 polegadas (pneus 275/65). A grade tem padrão específico e a tampa da caçamba exibe o nome da marca escrito por extenso. Por dentro, o conforto é destaque, tendo comodidades como ajuste elétrico dos pedais, nove portas USB e aquecimento em volante e bancos dianteiros e traseiro.
A picape sai de fábrica bastante equipada. Entre os itens, há central multimídia com tela de 12 polegadas, controle de velocidade adaptativo (ACC), faróis e lanternas Full LED, carregador de celular sem fio, ar condicionado de duas zonas, entre outros. Seus opcionais são o kit Night Edition, composto por pintura preta em rodas, emblema dianteiro e peito de aço, e o pacote Level II, que inclui projetor de dados no para-brisa (HUD), espelho interno com tela que capta imagens da câmera de ré e aparelho de som Harman Kardonn com 19 alto-falantes, subwoofer e 900 watts de potência.
A Ram inicia a pré-venda da 1500 com os dois pacotes inclusos, por R$ 419.990, garantindo um lote inicial de 100 exemplares. O cliente escolhe apenas a cor da carroceria (branco Bright, cinza Maximum Steel, prata Billet, preto Diamond e vermelho Flame). As entregas começam em abril.