F1: AlphaTauri confirma Tsunoda para 2021; Vaga na Red Bull segue aberta


Tsunoda em testes pela AlphaTauri

A AlphaTauri confirmou os rumores e anunciou Yuki Tsunoda como seu segundo piloto para a temporada 2021 da Fórmula 1. O japonês ficará com o carro atualmente guiado por Daniil Kvyat, que deve se tornar reserva a partir do próximo ano – ou buscar um espaço em outra categoria. Dessa forma, resta apenas saber quem ficará com o segundo monoposto da Red Bull para ser fechado o grid de 2021.

A escolha da AlphaTauri por Tsunoda já era esperada, embora o anúncio da saída da Honda, principal “apostadora” no talento do jovem asiático, da Fórmula 1. Aos 20 anos, ele chega de uma boa temporada na Fórmula 2, tendo ficado na terceira colocação esse ano, atrás do campeão Mick Schumacher, já confirmado na Haas, e de Callum Illot, que será piloto de testes da Ferrari em 2021. “Como para muitos pilotos, sempre foi meu objetivo chegar à Fórmula 1. Quero agradecer à AlphaTauri, à Red Bull e ao dr. [Helmut] Marko pela oportunidade e, claro, a todos na Honda por seu apoio ao longo da minha carreira”, celebra Tsunoda.

Japonês conquistou três vitórias na F2 em 2020

Primeiro japonês na F1 desde 2014, quando Kamui Kobayashi completou a temporada pela Caterham, a contratação de Yuki marca outro feito: é o primeiro piloto nascido em 2000 ou depois a chegar à categoria. Considerado um talento nipônico, ele só deixou a terra do sol nascente em 2019, no ano seguinte à conquista da Fórmula 4 local. Na ocasião, disputou a F3, terminando em nono. Assim, estreou na F2 esse ano, conquistando três vitórias, sete pódios ao total, quatro poles e três voltas mais rápidas em 24 etapas. Somando 200 pontos, ficou a apenas um de Illot.

Tsunoda testa AlphaTauri AT01 em Abu Dhabi nessa terça (15)

Substituído pelo japonês, Kvyat ainda não anunciou seu futuro. Apesar de ter apenas 26 anos de idade, o russo tem vasta experiência na F1, somando 112 provas (110 largadas), três pódios, uma volta mais rápida e 202 pontos totais. Sua estreia aconteceu na então Toro Rosso em 2014, com oito pontos em 19 etapas. Alçado à Red Bull no ano seguinte, acabou não correspondendo às expectativas. Após quatro GPs, foi “rebaixado”, em 2016, dando lugar a Max Verstappen. Ao final da temporada seguinte, foi dispensado pelo time italiano, sendo contratado para reserva da Ferrari em 2018. Em 2019, foi chamado de volta pela Toro Rosso, que, antes do início da temporada 2020, trocou o nome para AlphaTauri.

Kvyat: Adeus definitivo?

FALTA UMA VAGA

A Mercedes ainda não fechou acordo com Lewis Hamilton, mas, após algumas declarações mútuas que sugeriam desacerto, o contrato deve ser finalizado nos próximos dias. Dessa forma, restará apenas uma vaga em aberto: na Red Bull. O atual corredor Alexander Albon, trazido da Toro Rosso para o lugar de Pierre Gasly na metade da temporada 2019, não conseguiu se aproximar de Verstappen nas pistas. Com a saída de Sergio Perez da Racing Point, o mexicano despertou o interesse dos austríacos. Após vencer o GP de Sakhir e terminar o campeonato em quarto, atrás apenas das Mercedes e do próprio Verstappen, o mexicano pode conseguir assento para 2021.

Confira abaixo como fica o grid prévio para a temporada 2021 da Fórmula 1.

MERCEDES-AMG
#44 Lewis Hamilton (ING) *
#77 Valtteri Bottas (FIN) $

FERRARI
#16 Charles Leclerc (FRA) $
#55 Carlos Sainz (ESP) $

RED BULL-HONDA
#33 Max Verstappen (HOL) $
#23 Alexander Albon (TAI) / #11 Sergio Perez (MEX) *

MCLAREN-MERCEDES
#3 Daniel Ricciardo (AUS) $
#4 Lando Norris (ING) $

ALPINE-RENAULT
#31 Esteban Ocon (FRA) $
#14 Fernando Alonso (ESP) $

ASTON MARTIN-MERCEDES
#19 Lance Stroll (CAN) $
#5 Sebastian Vetttel (ALE) $

ALPHATAURI-HONDA
#10 Pierre Gasly (FRA) $
#?? Yuki Tsunoda (JAP) $

ALFA ROMEO-FERRARI
#7 Kimi Raikkonen (FIN) $
#99 Antonio Giovinazzi (ITA) $

HAAS-FERRARI
#?? Nikita Mazepin (RUS) $
#?? Mick Schumacher (ALE) $

WILLIAMS-MERCEDES
#63 George Russell (ING) $
#6 Nicholas Latifi (CAN) $

$ Confirmado
* Em fim de contrato/A confirmar

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s