FCA anuncia plano de mobilidade elétrica; 500e e Compass híbrido chegam em 2021


Fiat 500

A FCA anunciou a chegada do projeto e-Mobility ao Brasil, que entra em vigor já em 2021. Segundo a empresa, trata-se de um conjunto de soluções para mobilidade, com base na propulsão elétrica. Como parte da estratégia, a empresa oficializa uma aliança com a Enel X para fomentar novas ferramentas com o objetivo de popularizar a eletrificação veicular no País. A companhia ainda confirma a chegada de Fiat 500e e Jeep Compass Hybrid ao mercado nacional para o ano que vem, como já havia sido antecipado (leia aqui).

Jeep Compass 4xe

De acordo com a FCA, a transição para a mobilidade elétrica requer uma série de ações, como repensar todo o processo de experiência do usuário e investir na infraestrutura necessária para viabilizar a utilização da tecnologia pelos consumidores. A montadora afirma que, nessa “filosofia”, o carro se torna uma plataforma digital pela qual se possam ser coordenadas tarefas diárias em vez de ser tão somente um meio de transporte. “O e-Mobility vai muito além de carros elétricos, é um projeto que consiste em diversos fatores. Tudo isso com um único objetivo: promover a mobilidade sustentável, sendo esta uma das principais prioridades da FCA”, explica Antonio Filosa, presidente da companhia para a América Latina.

Jeep Compass 4xe

Em termos de produtos, a e-Mobility se refletirá em dois lançamentos para 2021. Um deles é a variação híbrida do Compass, chamada de 4xe, que usa o 1.3 Firefly Turbo aliado a um motor elétrico para entregar “entre 190 e 240 cv”, a depender da variação. Lá fora, ele promete percorrer cerca de 50 km, em velocidades de até 130 km/h, usando apenas eletricidade.

Originalmente esperado para 2020, o 500e também chegará ao Brasil (leia aqui). Trata-se da variação puramente elétrica da segunda geração do 500, que será importada da Itália. Seu motor entrega 118 cv e as baterias de 42 kWh prometem autonomia média de 320 km.

Fiat 500

OPERAÇÃO NO BRASIL

De acordo com a FCA, o Brasil é o primeiro país fora da Europa a desenvolver o programa e-Mobility. A companhia dedica mais de um ano de pesquisas, com uma equipe de 65 profissionais de diferentes áreas, para adequar o projeto à realidade local. Novamente, a companhia reitera a necessidade de tornar os veículos uma plataforma em vez de tão somente um meio de transporte.

Nesse sentido, ressalta-se a parceria com a Enel X, com quem a FCA informa ter assinado um memorando de entendimento. O documento prevê a cooperação das partes em função da mobilidade elétrica, como o projeto Urban Futurability, no qual a montadora ingressa agora. Idealizado pela Enel Distribuição São Paulo, ele busca uma transformação digital com mais de 40 iniciativas de digitalização e inteligência artificial para gestão de redes de energia. Uma das ações cria uma réplica tridimensional da infraestrutura do bairro Vila Olímpia, em São Paulo (SP), com a instalação de cerca de cinco mil sensores de monitoramento para coleta de dados sobre a distribuição de eletricidade na região e em seu entorno.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s