A cor branca segue a preferida dos compradores de veículos novos em todo o mundo. Segundo relatório da Axalta, uma das maiores fornecedoras globais de tintas líquidas e em pó, ela foi a escolhida de 38% dos adquirentes de automóveis em 2020. O percentual é ligeiramente inferior ao de 2019, quando a participação era de 39%, segundo relatório da também fornecedora Basf (leia aqui) – repetindo os 39% de 2017 (leia aqui). No Brasil, no ano passado, a fatia foi ainda maior: 43% (leia aqui).
Bem distante do branco, na segunda posição, o tom preto aparece com 19% das escolhas, seguido pelo cinza (15%) e pelo prata (9%), que vem perdendo bastante importância na preferência do consumidor. Curiosamente, o branco e as três cores acromáticas alcançaram 81% do mercado global. Os 19% compostos pelas cromáticas foram formados por azul (7%), vermelho (5%), marrom (3%), amarelo (2%), verde (1%) e laranja (1%).
Segundo a Axalta, os dados foram obtidos junto aos países produtos de veículos. Eles são compilados e fornecidos a clientes, para estudos de tendências do setor.