Vendas têm melhor mês do ano em dezembro; 2020 fecha com queda de 26,6%


Amplamente impactado pela Covid-19, o mercado nacional teve em dezembro seu melhor resultado mensal de emplacamentos. Ao todo, foram licenciados 232.814 exemplares, 8,66% acima do registrado em novembro, mas -7,53% em comparação com o mesmo mês de 2019. O ano fecha com 1.950.889 exemplares negociados, o que representa uma retração de 26,62% em comparação com o período anterior. Apesar da queda acentuada, a variação traz um cenário bem melhor que o imaginado anteriormente pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Apesar de não alcançar a marca simbólica de dois milhões de emplacamentos, o mercado nacional teve um fim de ano alentador. A Fenabrave, em julho, projetava queda de 37,1%, previsão que caiu para -29% em outubro (leia aqui). Encerrar 2020 com -26,62% é menos ruim que o imaginado, ainda que a retração esteja distante do esperado antes da pandemia.

O fim de ano relativamente positivo pode trazer esperança para o setor ao longo de 2021. A tendência é que a economia se recupere e volte a fazer o mercado nacional se movimentar. Por outro lado, a ameaça constante de alguns estados de voltar a fechar as portas pode prejudicar a retomada. O impacto de tais medidas poderá ser sentido não apenas no volume de emplacamentos, mas também na atividade industrial de todo o país, considerando-se a cadeia produtiva, e na manutenção de postos de trabalho.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s