F1: Williams aprofunda parceria técnica com Mercedes para fornecimento de peças


A venda da equipe Williams ao fundo Dorilton Capital (leia aqui) trouxe mudanças profundas, como a saída da família de Frank Williams do comando da escuderia de Fórmula 1 (leia aqui). Outra novidade, confirmada por seus novos gestores, é a relação mais estreita com a Mercedes, sua fornecedora de motores. A alemã passará a entregar um maior número de componentes, respeitando os limites impostos pelo regulamento. O novo acordo é válido a partir de 2022.

De acordo com a Williams, a nova parceria técnica prevê o fornecimento também de caixas de câmbio, até então criadas e produzidas internamente, e de componentes hidráulicos. Considerando-se o contrato de motores vigente desde 2014, início da era híbrida da F1, e a vaga “concedida” a George Russell, piloto da academia da Mercedes, há dois anos, a relação entre as duas equipes ficará parecida com a mantida por Ferrari e Haas. O chassi, porém seguirá tendo desenvolvimento próprio.

Para a equipe inglesa, há um ganho significativo em dois sentidos. Além de usar uma transmissão desenvolvida em conjunto com o motor que se acopla, reduz-se os gastos com P&D das caixas de câmbio. Isso ajuda a Williams a cumprir o teto orçamentário e realocar recursos para outras áreas – embora possa significar, também, demissões. Na Mercedes, consegue-se um cliente para ajudar a amortizar os custos de desenvolvimento e produção de um componente caro, além de haver mais dois carros para coleta de dados no grid. De quebra, futuramente outro piloto promissor da escuderia alemã pode ser “emprestado” aos ingleses para ganhar experiência.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s