Ford negocia fábrica de Camaçari (BA); BNDES cobra posição sobre empréstimos


O bombástico fim da produção de veículos por parte da Ford no Brasil (leia aqui) segue rendendo rumores. Depois de circular a informação que a empresa buscar um comparador para a Troller (leia aqui), agora tudo indica que a montadora também negocia a planta de Camaçari (BA). A informação foi revelada pelo governador baiano, Rui Costa, à CNN Brasil. O mesmo veículo de comunicação afirma que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) solicitou uma posição da Ford sobre sua saída e no que ela pode afetar os empréstimos ainda vigentes concedidos pelo órgão público.

De acordo com Costa, o governo do estado criou um grupo de trabalho para minimizar o impacto da decisão da montadora na economia local. Em reunião com os membros, o governador ouviu da empresa que já há negociações em curso para garantir o futuro da planta de Camaçari. “Eles verbalizaram que já têm diálogos com outras montadoras globais, mas que teriam assinado protocolo de sigilo”, disse. Ou seja: a Ford não pretende citar nomes de interessados até que a venda se concretize.

Por sua vez, o BNDES cobrou uma posição da Ford para analisar o cenário como um todo, observando os impactos que a decisão da companhia pode ter sobre financiamentos ainda em curso. A empresa possui atualmente dois contratos de financiamento direto, contratados em 2014 e 2017, com cláusula que exige a manutenção de empregos durante a implementação dos projetos fomentados pelos recursos públicos. O BNDES informa que ela “já ocorreu” e que os pagamentos estão em dia, tendo passado mais da metade do prazo total de quitação.

A unidade de Camaçari é a maior da Ford na América do Sul. Até então, ela montava Ka, Ka Sedan e EcoSport, sendo a única de veículos da marca do oval azul em solo tupiniquim desde a desativação do complexo de São Bernardo do Campo (SP), há dois anos (leia aqui).

[ Fonte: CNN Brasil ]

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s