A Lotus e Alpine anunciaram um acordo para desenvolverem, em conjunto, um esportivo eletrificado. Segundo as partes, por ora há “apenas” um memorando de entendimentos que prevê ações conjuntas em favor da sinergia de recursos, troca de experiências e também o compartilhamento das fábricas em Reino Unido e França. Por ora, no entanto, não há detalhes extras sobre as metas de cada empresa com a nova parceria.
O anúncio conjunto não indica qual o caminho a ser tomado pelas partes. No entanto, a experiência de ambas em desenvolver esportivos leves deve resultar em novos produtos para comercialização mútua. Especulam-se ainda o uso comum de baterias e plataformas, como as arquiteturas CMF-EV dos franceses e a BEV-A dos ingleses. A dupla poderia atuar em parceria também no automobilismo, aproveitando-se do time de Fórmula 1 da Alpine e o da Fórmula E da Nissan, que já foi da Renault. Vale lembrar que a atual escuderia de F1 francesa foi adquirida junto à Lotus na época.
“A assinatura deste memorando com a Lotus mostra a abordagem enxuta e inteligente que estamos implementando como parte da nova estratégia da Alpine. Ambas as marcas têm um grande legado e estamos muito entusiasmados em iniciar este trabalho conjunto”, pontua o recém-nomerado CEO da Alpine, Laurent Rossi. O comandante da Lotus, Phil Popham, também demonstrou satisfação com o acordo prévio. “Nossas empresas têm muito em comum, do pedigree de pioneirismo com carros leves às vitórias no automobilismo. (…) O co-desenvolvimento de um esportivo elétrico é altamente empolgante para nossas empresas, nossos fãs e os clientes em todo o mundo”, avalia.