Apesar de seguir focada nos segmentos de acesso, a Dacia vai expandir sua atuação para o chamado segmento C. Como parte do plano Renaulution, apresentado pela Renault (leia aqui), a romena ganhará um SUV maior, posicionado acima do Duster. Antecipado pelo conceito Bigster, o modelo também terá passaporte brasileiro, para enfrentar Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
De acordo com a Renault, o Bigster será apresentado, na Europa, entre o final de 2024 e o início de 2025. Ele terá proporções e visual parecidos com o do conceito, que mede 4,60 metros de comprimento – portanto, quase 20 centímetros mais longo que o Compass. A plataforma é a modular CMF-B, que se tornará padrão no Brasil (leia aqui), facilitando sua nacionalização.
O desembarque por aqui faz parte dos planos da Renault de apostar em segmentos de menor volume de vendas, mas com maior valor agregado. Ampliando receitas e lucros, a marca poderá fomentar seus projetos de eletrificação da gama. Em solo tupiniquim, a empresa deixou claro que atuará em maior parceria com a Nissan, adotando estratégias comuns para lançamento de produtos e utilização das fábricas locais (leia aqui).