Não foram poucas as vezes que se falou em uma nova geração para o Lada Niva. Agora, porém, parece que o clássico utilitário vai mesmo ser reformado. Sob o guarda-chuva da Renault, a marca russa fará uma série de lançamentos (leia aqui), aumentando sua competitividade como marca de entrada. Uma das novidades é a reformulação total do Niva, que usará a plataforma modular CMF-B para melhorar a dinâmica e reduzir custos.
A Lada não divulga muitas informações sobre o projeto, além do teaser que ilustra esse post. Nele, nota-se que o Niva será completamente reformulado, mantendo, no entanto, detalhes estéticos que o ligam ao modelo clássico, como a carroceria “caixotão” e os indicadores de direção separados. A montadora garante que ele continuará com a tração nas quatro rodas.
Além do Niva, previsto para 2025, a Lada terá pelo menos outras três novidades entre 2023 e 2025. É provável que uma delas seja um SUV derivado do Dacia Bigster (leia aqui). As outras seriam as novas gerações de Granta e Vesta, todos feitos sobre a plataforma CMF-B.