Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1
Após a incursão de várias marcas na categoria de monopostos elétricos Fórmula E, o que se viu recentemente foi uma saída de duas companhias de peso: Audi (leia aqui) e BMW (leia aqui). Tais ações podem indicar uma mudança de estratégia na exploração do automobilismo como forma de reforçar a reputação junto a entusiastas, mas não apenas dessas duas companhias. O novo CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, revelou estar em conversas com algumas montadoras em relação a uma possível entrada na categoria. Por ora, porém, ele não deu nomes.
Para Domenicali, a F1 pode ser uma plataforma de impulsão para que as empresas do ramo automobilístico tenham alcance global. Contudo, no mundo que aponta para soluções em mobilidade, algumas delas podem não considerar todas as opções de momento. “Acho que um dos grandes desafios das montadoras hoje é se sentirem jovens. Há esse tipo de briga entre ser uma empresa old school ou partir para um lado de mobilidade… Mas acredito que as marcas podem usar a plataforma [da Fórmula 1] para também revitalizar uma imagem que eles possam precisar no futuro”, disse ao ex-piloto Martin Brundle, em seu quadro na rede Sky Sports.
Chefe da equipe Ferrari entre 2008 e 2014, Domenicali foi contratado pela Audi posteriormente, sendo nomeado CEO da Lamborghini em 2016. Por isso, possui certo trânsito no ramo corporativo. “O que posso dizer é que estivemos conversando com outras marcas. No momento, prefiro ficar em silêncio, mas a boa notícia é que há outras companhias interessadas em entender os valores que a F1 podem trazer. Não apenas em termos de tecnologia, mas também para a imagem”, pontuou.
Distante da Fórmula 1, o Grupo Volkswagen, proprietário de Audi e consequentemente Lamborghini, é frequentemente apontado como interessado na competição. A boa relação de Domenicali com a gigante alemã e a saída recente da fabricante das quatro argolas da Fórmula E poderiam deixar espaço no orçamento para uma incursão na F1. Contudo, recentemente a marca VW fechou sua divisão de automobilismo (leia aqui). Ainda dentro do grupo, outras companhias com nome forte para a categoria seriam a Bentley, a Bugatti e a Porsche.