Tesla retoca exterior, reformula interior e aumenta potência de Model S e Model X


A Tesla anunciou a renovação de seus dois produtos mais caros, Model S e Model X, para os próximos dias. Além de leves retoques externos, a dupla tem duas novidades impactantes. Uma delas é o interior completamente revisto, com uma grande tela central e o volante retangular. A outra diz respeito à mecânica, com a oferta de uma variação com nada menos que 1.100 cv.

Para os dois modelos, não há muita diferença na parte externa, com redesenho de para-choque e rodas, alterando-se também alguns detalhes pela carroceria. A revolução está no interior, que ganha painel minimalista, com difusores de ar “escondidos”, e abandona a tela vertical da central multimídia, arranjo que ajudou a popularizar. Agora, há um visor horizontal de 17 polegadas com inclinação ajustável. O aparelho dispõe ainda de acesso nativo à internet com o serviço de streaming de games Google Stadia, permitindo que se jogue títulos como The Witcher 3 e Cyberpunk 2077 com um controle sem fio que acompanha o carro.

O quadro de instrumentos segue com o visor de 12,3 polegadas. Mas a outra grande novidade está à sua frente: o volante com desenho retilíneo sem continuação na parte superior, ao melhor estilo competição ou nave espacial. A solução cabe bem nas pistas, onde a relação da direção é direta, mas não se sabe ao certo como acontecerá nas ruas, quando o aro completo auxilia em balizas ou curvas mais fechadas. Outra alteração fica para o fim dos comandos tradicionais para seta e limpadores: eles passam a integrar uma superfície sensível ao toque no próprio volante.

Há ainda outros equipamentos de destaque, como a terceira tela, de oito polegadas, colocada junto ao console para que os passageiros do banco traseiro operem os aparelhos de climatização e entretenimento. Há também um aparelho de som 22 alto-falantes e sistema de cancelamento de ruído integrado, assentos frontais e posteriores com aquecimento, ar condicionado de três zonas e área envidraçada com proteções infravermelho e ultravioleta. No Model S, há ainda um teto totalmente em vidro.

HIPERPOTÊNCIA

Adiantada anteriormente pela própria Tesla, a versão Plaid enfim chega a Model S e Model X. Ela é composta por três motores, que, combinados, entregam 1.020 cv totais. Nesse conjunto, o sedã vai de zero a 96 km/h em 1,99 segundo (!), com máxima de 322 km/h (“com os pneus certos”, segundo o CEO Elon Musk) e autonomia estimada em 627 km. No SUV, são 2,6 segundos, 262 km/h de final e 547 km de percurso por recarga.

Quem tiver mais pressa, pode optar pela versão Plaid+, disponível somente para o Model S. Com os mesmos três motores, o sistema entrega “mais de 1.100 cv” e conta com vetorização de torque para grudar o carro no chão. A Tesla reivindica que o sedã é o carro de produção com os mais rápidos 0-96 km/h  (“em menos de dois segundos”) e quarto-de-milha (“abaixo de 9 s”) da história. Para completar, ele tem autonomia homologada de 837 km.   

Os menos preocupados em queimar borracha podem optar pela opção de “entrada” chamada Long Range, equipada com dois motores e 670 cv totais. Apesar do nome (“grande autonomia”), seu percurso por recarga homologado é de 663 km no sedã, abaixo da Plaid+, e 580 km no SUV. O Model S vai de zero a 96 km/h em 3,1 s, enquanto o Model X cumpre a prova em 3,8 s. A máxima é de 250 km/h para ambos.

A Tesla começa a aceitar pedidos de imediato, mas as entregas variam de acordo com a região.

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